Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Suicídio entre jovens é tema do Setembro Amarelo da CDL no dia 3 de setembro

Suicídio entre jovens é tema do Setembro Amarelo da CDL no dia 3 de setembro

Camisetas com frases referências de apoio ao tema estão sendo vendidas na sede da CDL, Yang Modeladores e Luciene Calçados. Lucro obtido será revertido para o Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 10 anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, o que corresponde a 322 milhões de indivíduos ou 4,4% da população da Terra. No Brasil, 5,8% dos habitantes – a maior taxa do continente latino-americano – sofrem com o problema. O tema preocupa também pais e professores, já que, segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos no Brasil.

Para trazer informação e promover o debate em torno de um assunto tão importante, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú – através da CDL Jovem e CDL Mulher – irá reunir diferentes profissionais da medicina, psicologia e pedagogia para buscar respostas e conhecer as principais dores dos adolescentes da atualidade. O evento Setembro Amarelo – gratuito e aberto ao público – será no próximo dia 3 de setembro, às 19h, no auditório da Univali de Balneário Camboriú.

A programação terá início com a palestra “As Dores do Adolescente”, da coach pedagógica Sandra Tomio, que falará sobre o que vem interferindo na concepção de felicidade dos jovens. O evento ainda trará um talk show com a participação de profissionais de diferentes áreas: o sociólogo e professor de Direito da Univali, Carlos Eduardo Bastos, que desenvolveu uma pesquisa sobre suicídio em Balneário Camboriú; a pediatra e nutróloga Daniela Longui; que falará sobre a importância de uma alimentação equilibrada nesta fase da vida; o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Univali, Eduardo José Legal; que abordará questões relativas a tratamento e estratégias de prevenção; o coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú, José de Arimatea; e o médico psiquiatra Mário João Bisi Junior, que desenvolve um longo trabalho focado no tema.

Paralelamente, camisetas com frases referências de apoio ao tema e especialmente produzidas para o Setembro Amarelo estão sendo vendidas ao valor de R$ 15 na sede da CDL, Yang Modeladores e Luciene Calçados. As peças também serão oferecidas durante o evento, no dia 3, na Univali, assim como botons e pins de laços amarelos (símbolo do Setembro Amarelo). O lucro obtido com a venda de camisetas será revertido para o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú.

No sábado, dia 1º de setembro, a CDL também será uma das apoiadoras da caminhada organizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, com a proposta de disseminar a prevenção ao suicídio. A concentração para a caminhada terá início às 9h, na Avenida Atlântica (esquina com a rua 2000), com saída às 9h30 em direção à Praça Almirante Tamandaré, onde ocorrerá o lançamento do programa Abraço à Vida. A programação inclui show musicais, atividades de lazer e recreação infantil.

 

AGENDA

Setembro Amarelo da CDL

Local: Auditório da Univali de Balneário Camboriú

Data: 3 de setembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Ingresso: Gratuito

Informações e inscrições: (47) 3261-3300

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição