Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Supermercados recebem ação de prevenção à hipertensão arterial

Supermercados recebem ação de prevenção à hipertensão arterial

Alunos da Univali vão aferir pressão e tirar dúvidas dos clientes do Bistek Supermercados de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, das 10h às 12h e das 16h às 18h

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na sexta-feira, dia 26 de abril, alunos da Univali vão aferir a pressão e tirar dúvidas dos clientes que forem nas lojas do Bistek Supermercados de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes. O atendimento, feito por acadêmicos e professores da Escola de Ciências da Saúde, será das 10h às 12h e das 16h às 18h. O objetivo é alertar sobre os riscos da doença e incentivar práticas e hábitos mais saudáveis.

Em Balneário Camboriú e em Navegantes, a ação estará sob responsabilidade do curso de Enfermagem. Já em Itajaí, no Bistek do bairro São João, haverá estudantes e professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia aplicando testes rápidos de glicemia. Eles também irão aferir a pressão arterial e farão sensibilização para prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). No Bistek da Fazenda, em Itajaí, pela manhã, haverá demonstração do curso de Libras, orientações e aferição da pressão arterial, com um grupo dos cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia. No período da tarde, estudantes e docentes dos cursos de Educação Física e Nutrição também prestarão orientações e aplicarão avaliação antropométrica.

Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITELA) do Ministério da Saúde indicam que um em cada quatro brasileiros adultos tem diagnóstico médico de hipertensão. A doença é um dos principais fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A prevenção é a melhor forma de impedir a doença, já que os sintomas não são notados facilmente. Dor de cabeça, falta de ar, visão embaçada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito são alguns sinais que aparecem quando o quadro já está avançado.

Sobre Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9)

Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda que a população adote alguns hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável com baixo teor de sal.

Quanto ao tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.

Serviço:

 

O que: Estudantes da Univali vão aferir pressão e tirar dúvidas sobre hipertensão arterial

 

Quando: 26 de abril (Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial), das 14h às 17h

 

Onde: Lojas do Bistek Supermercados

Loja 21 – Rua Manoel Izidro, nº 505, Centro de Navegantes

Loja 24 – AV. Sete de Setembro, 1330, no Bairro Fazenda, em Itajaí

Loja 23 – 4ª Avenida, Centro de Balneário Camboriú

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição