Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Suplementos alimentares podem prejudicar os rins e fígado

suplementos

Suplementos alimentares podem prejudicar os rins e fígado

Quando ingerido em excesso e por longos períodos, substância pode gerar sobrecarga do metabolismo e afetar os órgãos
Leonardo ingeriu esses nutrientes por cinco anos e hoje faz hemodiálise

A busca do corpo perfeito por jovens e esportistas faz com que muitos utilizem recursos sem o conhecimento adequado. A ingestão de suplementos alimentares, que promete músculos delineados e maior resistência, é uma delas e pode gerar sobrecargas de nutrientes no organismo, causando uma série de complicações, especialmente nos rins e fígado. O alerta é da nutricionista e pesquisadora Fabiana Nerbass, da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes renais (www.prorim.org.br).

Segundo a profissional, o uso de suplementos alimentares geralmente é recomendado aos atletas de alto rendimento, que precisam suprir a energia e nutrientes consumidos em treinamentos exaustivos, sempre com o acompanhamento de um profissional.

Foi o que ocorreu com Leonardo Schmidt, 37 anos.
“O meu objetivo, a princípio, era manter o corpo saudável com exercícios regulares na academia. No entanto, quanto mais eu adquiria massa muscular, aumentava mais o desejo de ficar cada vez mais forte. Isso era incontrolável e virou quase obsessão”, relembra.

Leonardo praticava musculação diariamente e ingeria suplementos alimentares a qualquer hora do dia e da noite, sem nenhum controle. Com certeza essa combinação acabou por prejudicar irreversivelmente seus rins. “Se eu pudesse voltar no tempo, não teria consumido por conta própria, durante cinco anos ininterruptos, suplementos na forma de cápsulas, comprimidos, pó e líquido. Comprava tudo livremente em shoppings, estabelecimentos do ramo e até pela internet. Hoje tenho consciência do mal que fiz pra mim mesmo”.

Outro fator que contribuiu com a lesão nos rins foi a demora no diagnóstico e tratamento. Em 2011, em exame laboral de rotina, ele já havia descoberto alterações na urina e, mesmo alertado pelos médicos, só procurou recursos em 2017, quando a pressão arterial apresentou quadro de alteração exagerada e ele foi impedido de praticar exercícios de musculação sem atestado médico. Por conta do avanço da doença renal crônica, ele teve de iniciar o tratamento por hemodiálise em novembro de 2018 na Fundação Pró-Rim, em Joinville.

A nutricionista chama atenção sobre a legislação brasileira não tratar a maior parte desses produtos como medicamentos e sim como se fossem alimentos. “Isso estimula o consumo exagerado, sem qualquer controle, como se essas substâncias fossem inofensivas e não são. Elas podem resultar em graves consequências ao organismo” adverte a nutricionista.

Quem não abre mão de usar estes suplementos deve se atentar a alguns detalhes para garantir que os rins funcionem corretamente:

  1. Adotar uma dieta com nutrientes balanceados, sem excessos;
  2. Tomar água em quantidade adequada;
  3. Seguir a orientação de um médico ou nutricionista e respeitar a dosagem do suplemento de acordo com a sua condição física;
  4. Incluir regularmente exames de creatinina, que medem a função do rim.

Às pessoas que dão prioridade à beleza e esquecem da saúde, assim como foi o caso do Leonardo, a nutricionista tem um conselho: “tenha hábitos alimentares saudáveis e com dieta equilibrada. Sua saúde vale muito mais que a estética”.

Sobre a Pró-Rim – A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais em Santa Catarina e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1680 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil (www.prorim.org.br)

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira