Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Sustentabilidade da pecuária no Nordeste exige cercas eficientes e duráveis

A região Nordeste detém 13% do rebanho bovino do país. Com mais de 28,5 milhões de cabeças de animais, número que tende a crescer a cada ano, torna-se necessária a adoção de medidas que mantenham o negócio sustentável, como a eficiência no cercamento das criações nas propriedades dos nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nesse cenário, de acordo com Rafael Silva da Costa, analista de mercado agro da Belgo Bekaert, manter o bem-estar dos animais e a eficiência no aproveitamento das pastagens é essencial para a lucratividade da pecuária na região. “O manejo de pastagens pode ser realizado com o auxílio de cercas eficazes. Além de evitar a fuga do gado, elas permitem uma boa divisão de área que venha aumentar a produtividade de bovinos.”

Tudo isso leva o pecuarista a ter um ganho significativo na produção apenas com o redimensionamento dos pastos. “Medidas simples como essa ajudam na sustentabilidade do produtor, especialmente em momentos de crise econômica, como a que atinge o Brasil e se agravou com o início da pandemia da Covid-19”, destaca Rafael Costa, que é zootecnista formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

As cercas prontas são as que proporcionam a melhor relação de custo e benefício para o produtor agropecuário, tendo em vista que oferecem agilidade e versatilidade para um cercamento inteligente. Entre essas telas, as que contam com proteção de ligas especiais de zinco e alumínio garantem alta durabilidade para o cercado, proporcionando economia tanto na reposição dos arames, quanto na manutenção.

“Para contribuir com esse setor regional, a Tela Belgo Bovino foi criada para substituir os arames tradicionais que são colocados fio a fio nas cercas e demandam mais tempo e madeira, além de não entregarem a mesma eficiência na contenção dos animais”, explica o analista. A Belgo Bovino tem cinco fios horizontais e um vertical a cada 30 centímetros, impedindo até que o gado passe a cabeça pela cerca.

“Pode até parecer irrelevante para quem não conhece a pecuária a fundo, mas o fato de impedir essa traquinagem do rebanho evita que a estrutura da cerca seja forçada e tenha sua durabilidade reduzida”, diz o zootecnista. “Outro benefício da cerca pronta é que ela tem mais firmeza e mais estabilidade, permitindo o aumento da distância entre os postes intermediários, gerando economia em madeira e mão de obra.”

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Posts Relacionados

Applied Biology e Samel inauguram centro de pesquisa em Covid-19 no Amazonas

Construindo Letras: Projeto de alfabetização beneficia colaboradores de canteiros de obras

Diário da Cidade

Curso sobre Governança Corporativa aprimora profissionais do Terceiro Setor

Diário da Cidade

Sony confirma saída do mercado brasileiro em março de 2021; entenda

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Cresce o número de acidentes envolvendo motociclistas

Diário da Cidade

Fluimucil®: medicamento da farmacêutica italiana Zambon pode ser adjuvante no tratamento e recuperação das complicações causadas pela COVID-19

Diário da Cidade

Eppendorf adota teletrabalho permanente para 85% dos colaboradores

Diário da Cidade

Biogen Brasil lança campanha “Se o simples complicar, investigue”

Diário da Cidade

BR Distribuidora e Lojas Americanas anunciam joint venture no segmento de conveniência

Diário da Cidade

O oligopólio dos ônibus e sua guerra de fake news

A Cultura do Cancelamento: autor alerta para o perigo dos rótulos na internet e o inconsciente coletivo

Especialistas apontam operadoras de celular com melhor custo-benefício no Sul

Franquia de casa de repouso é investimento aquecido pela pandemia e aumento da população de idosos

Diário da Cidade

Rip Curl confirma ‘Grom Search apresentado por Praia da Grama’

Diário da Cidade

54% dos brasileiros devem levar marmita para o trabalho, aponta pesquisa

STARTUP CURITIBANA INOVA E REALIZA O SONHO DE BRASILEIROS QUE DESEJAM VIAJAR PARA O EXTERIOR

Preço da gasolina sobe pela quarta vez somente neste ano

Construindo Letras: Projeto de alfabetização beneficia colaboradores de canteiros de obras

COPPEAD lança em fevereiro/21 a edição do MBA Executivo online e ao vivo

%d blogueiros gostam disto: