Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

TCU julga esta semana auditoria que investigou suspeitas de desvios de bolsas na UFSC

TCU julga esta semana auditoria que investigou suspeitas de desvios de bolsas na UFSC

Está marcada para a próxima quarta-feira (15), a partir das 14h30, julgamento da auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) que investiga suposto desvio de bolsas de estudos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A investigação tem ligação com a Operação ouvidos Moucos, deflagrada em setembro de 2017, e que investiga na esfera criminal as mesmas suspeitas.

O relatório técnico da Corte de Contas já havia apontado evidências de irregularidades no pagamento de mais de três mil bolsas concedidas a 298 bolsistas pelo programa Universidade Aberta do Brasil. A investigação compreende o período entre janeiro de 2012 e junho de 2017. O relatório técnico foi concluído em fevereiro de 2018, mas em maio foi concedido prorrogação do prazo para as defesas apresentarem contestação.

A auditoria estava desde novembro de 2018 com o relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, que após dar seu voto encaminhou a investigação para apreciação do órgão colegiado. O processo foi aberto em agosto de 2017 e tramita em segredo de Justiça.

O julgamento vem em momento delicado para a gestão da universidade, que na semana passada, após o anuncio de um corte da ordem de 35% de seu orçamento, comunicou que poderá faltar verba para manutenção e custeio da instituição já a partir de agosto.

Os cortes anunciados pelo MEC e que devem atingir todas as universidades e institutos federais vai reduzir uma verba da ordem de R$ 60 milhões de itens como custeio, capital e emendas parlamentares previstas para o exercício de 2019.

Universidade fala em revisão de contratos e pede racionamento

No decorrer da última semana, alunos, professores e técnicos dos campi da UFSC se reuniram para debater as consequências dos cortes orçamentários do governo federal. A instituição já considera a possibilidade de rever contratos com empresas terceirizadas e reduzir o pagamento de diárias a servidores.

Em Joinville, a diretora Cátia de Carvalho Pinto pediu a colaboração de todos para economia de luz e água, explicou que diárias serão concedidas apenas para reuniões em órgãos deliberativos.

Em Florianópolis, o Conselho Universitário se reuniu e se manifestou contrário aos cortes anunciados, que pode prejudicar os trabalhos da instituição e diminuem a autonomia universitária.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira