Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Tecnologia Blockchain é usada para monitorar abastecimento de dispositivos médicos

• Boston Scientific Colombia, Clínica Las Américas Auna de Medellín e as empresas de tecnologia Cornerstone e RoadLaunch rastreiam e controlam o consumo e os inventários de dispositivos médicos com tecnologia que inclui IBM Blockchain baseado em Hyperledger Fabric;
• Essa tecnologia fornece rastreabilidade completa do processo, com acesso a informações imutáveis ​​e em tempo real em cada etapa do processo

A Clínica Las Américas Auna em Medellín, Colômbia, anuncia uma solução sem precedentes para o setor de saúde e de atendimento a pacientes na Colômbia, um país onde cerca de 9 milhões de pessoas são hospitalizadas anualmente. Esta solução é o resultado da aliança estratégica entre a Clínica, a Boston Scientific Colombia e os aliados tecnológicos Cornerstone e RoadLaunch.

Com a utilização da tecnologia IBM Blockchain, baseada no Hyperledger Fabric, para o monitoramento, controle e fornecimento de dispositivos médicos como cateteres, marca-passos, entre outros, a Clínica Las Américas Auna, em Medellín, aprimorou o atendimento de seus pacientes.

“Graças à implementação desta solução de tecnologia blockchain, conseguimos reduzir as entregas de suprimentos para apenas 24 horas, o tempo de cobrança em 90% e os erros de pedidos de compra em 60%, impactando positivamente o fornecimento de suprimentos como cateteres e marca-passos para emergências vitais e, o mais importante, fornecer atendimento de melhor qualidade aos nossos pacientes”, afirma o Dr. Juan Gabriel Cendales, gerente da Clínica Las Américas Auna.

A solução, baseada no IBM Blockchain na IBM Cloud, implementada pela Cornerstone e RoadLaunch, consiste em uma rede transparente de informações imutáveis ​​e precisas em tempo real, possibilitando que, quando um paciente for implantado com um dispositivo médico – programado ou de emergência -, ele possa ser substituído no estoque da clínica no menor tempo possível. A solução também oferece visibilidade dos dispositivos que não estão sendo utilizados, reduzindo o excesso de inventário e evitando o desperdício de suprimentos médicos, que devem ser incinerados após um certo tempo, algo que foi reduzido a zero com a implementação da solução.

“O gerente da clínica digitaliza o código do produto usado em seu telefone celular e as informações são enviadas automaticamente para o nosso sistema e para a clínica, por meio da rede blockchain, para solicitar a substituição do produto em tempo real”, comenta Andrés Posada, gerente de cadeia de suprimentos da Boston Scientific Colombia.

Dessa forma, as duas partes têm visibilidade a partir do momento em que um dispositivo é entregue à Clínica Las Américas Auna, até que é implantado e baixado do inventário, tudo de forma automatizada e em tempo real. Além disso, outros tipos de verificação podem ser realizadas, com a clínica e o transportador na rede: conhecer se o inventário está atualizado, se é necessário substituir o produto de acordo com os níveis de segurança definidos, a localização exata do escritório e até mesmo rastreabilidade segura e criptografada do implante no prontuário médico do paciente.

“Levando em conta a situação atual, questões como gerenciamento da cadeia de suprimentos, rastreabilidade de dispositivos médicos e privacidade de dados são de extrema importância”, diz Patricio Espinosa, gerente geral da IBM Colômbia. “O Blockchain tem o potencial de ajudar os provedores de assistência médica e todo o ecossistema de saúde a gerenciar dados e informações médicas, ao mesmo tempo que suporta a privacidade pessoal, a conformidade regulatória e melhora o atendimento ao paciente”.

A Boston Scientific Colômbia, a Clínica Las Américas Auna, a Cornerstone e a Roadlaunch concluíram com êxito a primeira implementação no IBM Public Cloud, pioneiras no uso dessa tecnologia no setor de saúde na América Latina.

Posts Relacionados

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios