Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Tecnologia na gestão escolar: quais as vantagens para a administração de instituições de ensino

A integração da tecnologia na gestão escolar é uma realidade cada vez mais presente, revolucionando como as instituições educacionais administram seus processos. Essa união entre educação e inovação não apenas agiliza tarefas burocráticas, mas também eleva a qualidade da direção e otimiza a sua performance.

A gestão escolar engloba uma variedade de áreas, desde a administração acadêmica até o relacionamento com os alunos e suas famílias. Ela inclui processos pedagógicos, financeiros, gerenciais e de comunicação. Cada um desses setores é crucial para o funcionamento eficiente de uma instituição educativa.

Entenda mais sobre a sua abrangência, as tecnologias em ascensão que podem ser implementadas nesse departamento e as vantagens que a modernização e automação de processos proporciona.

Principais exemplos de soluções tecnológicas para uma gestão educacional eficiente

1. Sistema acadêmico

Uma das tecnologias mais utilizadas atualmente, o sistema acadêmico contempla todas as informações institucionais e sobre as rotinas estudantis, como prontuário, boletim acadêmico, plano de aulas, calendário de provas, histórico escolar, etc.

Geralmente ele também está integrado à área do aluno no site institucional e ao setor financeiro. Além disso, também é um meio de comunicação com os responsáveis, facilitando o contato e a organização.

2. Sistema de gestão de Recursos Humanos

Especialmente desenvolvido para a área de RH, a plataforma reúne todas as informações relativas ao quadro de funcionários, como professores, diretores e colaboradores em geral.

Ele auxilia na emissão das folhas de pagamento, nos processos seletivos, no desenvolvimento do plano de carreira e no controle de atividades em geral, como horas extras, pontos, folgas, férias, etc.

3. Ferramentas de obtenção de novos alunos

Esse conjunto de estratégias está relacionado ao marketing digital da instituição educativa. Por meio de ações específicas direcionadas ao público-alvo, é possível atrair novos alunos e mantê-los matriculados na instituição no decorrer dos anos.

Com o auxílio de plataformas automatizadas, é possível facilitar esse processo, segmentar as campanhas, estabelecer metas e mensurar os resultados. Alguns exemplos são as práticas de SEO, mídia paga ou patrocinada, marketing de conteúdo, CRM para o relacionamento com o cliente, entre outras.

4. Sistema financeiro

Essa é uma área vital dentro da instituição de ensino, que precisa de excelência operacional. O sistema de gestão financeira permite uma visão clara e objetiva sobre a saúde econômica e todas as transações e movimentações financeiras.

Ele facilita a integração com as organizações bancárias, avalia o fluxo de caixa e estrutura relatórios financeiros. Além disso, esse sistema também faz um planejamento orçamentário, gera dados importantes, administra boletos e cobranças, e melhora o controle de pagamento de alunos, reduzindo a inadimplência.

Os principais benefícios do uso de tecnologia na administração educativa

A inovação é um importante agente facilitador de processos, e seus avanços geram ganhos expressivos para diversos setores. Na área educacional ela melhora a eficiência operacional e promove um acompanhamento acadêmico mais eficiente, permitindo o monitoramento contínuo do desempenho da instituição e do aluno e identificando áreas de melhoria.

 

Os dados reais captados e interpretados pelos sistemas de gestão possibilitam uma tomada de decisões mais embasada e estratégica. As plataformas também aprimoram a comunicação e o relacionamento com os responsáveis. Além disso, o uso da tecnologia apoia práticas pedagógicas personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos, além de simplificar o trabalho dos professores, diretores e da secretaria.

Créditos: Anya Berkut / iStock

Posts Relacionados

O que é a Síndrome da Cabana?

Dor de cabeça pode ter relação com a coluna, entenda

Fort Atacadista inaugura 58ª loja com investimento de R$ 120 milhões

Do topo ao fundo: 11 times que já estiveram em alta, mas estão sem divisão nacional em 2024

Embora e-commerce tenha perdido tráfego em dezembro, segmento turístico continua aquecido

Primeiro dia da 6ª Conferência Distrital de Cultura reúne agentes culturais para apresentação de demandas da classe

Revisão da vida toda: STF reinicia deliberações em uma nova etapa de análises

Capacitismo: atletas colegas de Vinicius Rodrigues explicam como evitar o preconceito que atinge pessoas com deficiência

O que é necessário para empreender em 2024?

Declarar empréstimos no Imposto de Renda: uma necessidade ou uma opção?