Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Tecnologias de descontaminação exigem planejamento para terem eficiência, alerta Ramboll

Descontaminação de ambientes será uma realidade no “novo normal”, mas seu uso requer estratégia

O novo coronavírus parou o mundo e já matou milhares de pessoas. Mesmo com a corrida em busca de uma vacina, o risco de novas enfermidades epidêmicas será uma realidade constante nos próximos meses e anos. Nesse cenário, a tecnologia de descontaminação de ambientes mostra-se decisiva no “novo normal”. Contudo, elas precisam ser utilizadas de forma estratégica e planejada para terem eficácia.

“O mundo não pode parar. As pessoas precisam viver, trabalhar e se divertir. Por isso, é necessário criarmos condições para minimizar os riscos de contágios das pessoas em locais onde a aglomeração acaba sendo inevitável, como o metrô, por exemplo”, explica Gustavo Mello, diretor de operações da Ramboll, consultoria ambiental e de engenharia. “As tecnologias existentes são muito eficazes, mas se usadas de forma inadequada se tornam completamente ineficientes”, explica Mello.

Atualmente, as tecnologias mais efetivas no combate à Covid-19 são a aplicação de produtos sanitizantes (por exemplo, ozônio) em ambientes, feita por equipes de contenção em poucos minutos e os túneis sanitizantes, nos quais as pessoas entram e ficam por até 10-12 segundos e são completamente descontaminadas. Para que essas tecnologias sejam eficientes, é necessário seguir as normas internacionais de respostas a emergências, que possuem protocolos para a descontaminação de ambientes, e um planejamento estratégico amplo.

Por exemplo, para se ter eficiência na descontaminação dos passageiros do metrô, todos os acessos ao interior da estação precisam ter túneis de descontaminação. Ao final do trajeto, os vagões podem passar por nova descontaminação.

Outro exemplo, fundamental na reabertura do comércio, é um planejamento eficiente para descontaminação de ambientes por equipes especializadas, considerando horários de pico e períodos de abertura e fechamento das lojas. Tudo isso reduz os riscos de contaminação.

Estas tecnologias podem ser aplicadas em indústrias, centros comerciais (restaurantes, shoppings), centros urbanos e mesmo em residências e hospitais.

SOBRE A RAMBOLL
A empresa, de origem dinamarquesa, é uma das maiores consultorias ambientais do mundo. Emprega 16.500 pessoas e tem representação forte nos países nórdicos, Reino Unido, América do Norte, União Europeia, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. Está presente em 35 países, dentre eles o Brasil. A companhia atua nos seguintes mercados: edifícios, transporte, água, meio ambiente e saúde, energia e consultoria de gerenciamento.

 

Posts Relacionados

Empresa desenvolve equipamento para coleta de lixo reciclável

Gama Academy realiza semana gratuita de capacitação para Carreiras Digitais

Diário da Cidade

Saneamento: entre a lei e a realidade, por Luiz Pladevall

Lu, do Magalu, se aproxima dos clientes e registra 8,5 milhões de interações ao mês com inteligência artificial de IBM Watson

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Pesquisa aponta que 85% dos pais brasileiros não acreditam que escolas estão preparadas para ensino remoto

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu edital ‘Ideais para um mundo melhor’ em instrumento de apoio ao combate da Covid-19

Agosto Branco: a importância da conscientização do câncer de pulmão

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio em todo o Brasil

Empresas do segmento de mobilidade discutem impactos da Covid-19

Volta às aulas exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Correios negocia Acordo Coletivo de Trabalho em meio à pandemia

Uber inclui categoria de táxi no aplicativo para ampliar opções da plataforma

Procurações para Prova de Vida ao INSS agora podem ser feitas online nos Cartórios de Notas

Agência A+ realiza campanha de arrecadação em prol da causa do câncer infantojuvenil

Taurus doa 5 mil testes rápidos de COVID-19 para São Leopoldo

Diário da Cidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: