Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Tecpar e Cibiogás se unem para fortalecer cadeia produtiva de biogás

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (ClBiogás) assinaram termo de cooperação para formalizar odesenvolvimento de ações conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do biogás no Paraná.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, afirma que o instituto está ampliando sua atuação na busca por novas fontes de energia renovável, por meio de parcerias estratégicas com instituições de referência, conforme as diretrizes de inovação propostas pelo Governo do Estado.

“O Paraná firmou um compromisso de buscar soluções que aliem desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental e o Tecpar está inserido neste contexto. Além de posicionar o estado na vanguarda da cadeia produtiva do biogás, esta aliança tecnológica com a CIbiogás vai fortalecer a bioeconomia”, afirma Jorge Callado.

O diretor-presidente do CIbiogás, Rafael González,diz que este termo de cooperação irá promover o avanço tecnológico do setor, não apenas às instituições envolvidas, mas ao estado como um todo.“O Paraná é um dos estados com maior potencial de produção de biogás no país e nossa parceria com o Tecpar fortalece a construção de novas oportunidades para o setor, tendo como um dos focos centrais o adensamento e integração estratégica de cadeias produtivas do biogás no Estado”, observa.

Termos – A parceria prevê a realização de workshops temáticos com equipes das instituições e parceiros e visitas técnicas em projetos de referência em produção e uso de biometano. As instituições também unirão forças para a estruturação de um laboratório para certificação de biocombustíveis. 

O acordo também inclui o CIBiogás na Rede de Laboratórios de Biogás que está sendo organizada pelo Tecpar e instituições parceiras e a colaboração para estruturação de uma plataforma digital de adensamento da cadeia produtiva do biogás. 

Instituto – O Tecpar é responsável pelo Programa Paranaense de Energias Renováveis, no qual coordena a secretaria executiva do projeto Smart Energy, que busca desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no estado.

Entre as iniciativas lideradas pelo instituto está o programa Living Lab, que vai transformar o câmpus CIC em um ecossistema de inovação aberto. Dos oito projetos aprovados na chamada pública, cinco irão testar novas tecnologias na área de energias renováveis. 

CIBiogás– Localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, o CIBiogás é uma instituição de Ciência e Tecnologia, em formato de associação, que se dedica ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biogás, com o objetivo de promover o mercado de energias renováveis. A associação reúne 27 instituições que desenvolvem e apoiam projetos relacionados às energias renováveis.

Desde 2014, atua no desenvolvimento tecnológico para produção de biogás e biometano por fontes agropecuárias e urbanas, estimulando o uso do biogás para energia elétrica e térmica e o uso do biometano para abastecimento de frotas de veículos.

Potencial – De acordo com o relatório sobre o “Potencial de produção de biogás no Sul do Brasil”, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram 36% das plantas de biogás no Brasil. O levantamento aponta que a agroindústria sul brasileira produz cerca de 89 mil metros cúbicos de biogás por dia e que o potencial de ampliação deste volume é de 99%.

Posts Relacionados

Empresas de ônibus no Brasil e no exterior adotam inovações da Marcopolo para evitarem contaminações por coronavírus

diariodacidade

Pandemia provoca onda de solidariedade e doações atingem cifras recordes

diariodacidade

Infracommerce participa da oitava edição do Webinar Food Connections

diariodacidade

O impacto da Covid-19 no mercado de energia solar

diariodacidade

Confira 21 dúvidas sobre o direito do trabalhador em meio à pandemia

diariodacidade

Cartórios do Brasil atuarão na proteção patrimonial e pessoal de idosos

diariodacidade

Equipamento disponibiliza álcool em gel gratuitamente em locais públicos

diariodacidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

diariodacidade

Raios ultravioleta como potencializadores na esterilização de ambientes contra o Coronavírus

diariodacidade

Cultura Inglesa aposta em ensino por meio de games e atividades culturais durante as férias

diariodacidade

Americanas se torna parceira estratégica do UNICEF e doa 180 mil kits de higiene e limpeza para famílias vulneráveis com idosos

diariodacidade

Na corrida contra lixões, Abetre e MMA lançam plataforma de controle de resíduos

diariodacidade

Mês do Orgulho LGBTQIA+ é marcado por debate nas empresas sobre diversidade e inclusão

diariodacidade

ANS determina cobertura obrigatória de testes rápidos para COVID-9 a planos de saúde

diariodacidade

Capacidade de leitos de UTI em hospital de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, dobra após doação da Taurus

diariodacidade

Telemedicina ajuda a cuidar da saúde mental em meio à pandemia

diariodacidade

AstraZeneca e governo Brasileiro assinam acordo para a distribuição e produção da vacina da Universidade de Oxford no País

diariodacidade

De professora de educação física a competidora Força Bruta

diariodacidade

Fortlev expande conectividade e segurança da rede Wi-Fi com soluções Aruba

diariodacidade

Biogen lança plataforma online sobre atrofia muscular espinhal

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: