Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Temer perde prazo de recurso e não poderá se candidatar em 2018

O presidente interino Michel Temer (PMDB) está tecnicamente inelegível para as eleições de 2018. O peemedebista perdeu o prazo para recorrer da condenação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por doação irregular de campanha. A data limite para que a defesa entrasse com recurso se encerrou na terça-feira (17) da semana passada.

Além de ficar impedido de concorrer como candidato pelos próximos oito anos, Temer terá de pagar multa de R$ 80 mil. De acordo com a Zero Hora, o político fez uma doação acima do valor permitido por lei.

Ou seja, o presidente em exercício repassou R$ 100 mil para os candidatos a deputado federal Alceu Moreira e Darcísio Perondi, do PMDB do Rio Grande do Sul, valor que equivale a 11,9% do rendimento declarado por Temer em 2013. Segundo a lei eleitoral, as contribuições não podem ultrapassar 10% dos ganhos do ano anterior.

Em São Paulo, a decisão em segunda instância do TRE rejeitou recurso da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) para inflacionar o valor da multa. À época, a PRE-SP emitiu nota dizendo que a Lei da Ficha Limpa estabelece a impugnação de candidatos condenados por doações acima do limite em ação proferida por órgão colegiado ou transitado em julgado. Refere-se a um texto genérico, mas no qual se enquadra o caso de Temer.

O professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Claudio Preza acredita que hoje Michel Temer não poderia se candidatar, mas pondera que a inelegibilidade poderá ser discutida na Justiça Eleitoral em uma eventual inscrição de candidatura.

“Transitou em julgada a questão em si e, hoje, na hipótese de ele se candidatar para qualquer cargo, a inscrição seria indeferida. Mas, desse indeferimento, ele poderia recorrer”, disse Preza.

Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a competência para impugnar candidaturas, no caso de presidente da República, no momento do registro da chapa.

Temer reconhece o débito com a Justiça Eleitoral quando condenado ainda em primeira instância, mas que a condenação não o torna inelegível em uma eventual candidatura porque, caso decida se candidatar, poderá questionar a punição na Justiça, alegou a assessoria de imprensa do presidente interino.

Posts Relacionados

Gama Academy realiza semana gratuita de capacitação para Carreiras Digitais

Diário da Cidade

Saneamento: entre a lei e a realidade, por Luiz Pladevall

Lu, do Magalu, se aproxima dos clientes e registra 8,5 milhões de interações ao mês com inteligência artificial de IBM Watson

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Pesquisa aponta que 85% dos pais brasileiros não acreditam que escolas estão preparadas para ensino remoto

Coca-Cola FEMSA Brasil transforma seu edital ‘Ideais para um mundo melhor’ em instrumento de apoio ao combate da Covid-19

Agosto Branco: a importância da conscientização do câncer de pulmão

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio em todo o Brasil

Empresas do segmento de mobilidade discutem impactos da Covid-19

Volta às aulas exigirá cuidado com emocional de alunos e professores

Correios negocia Acordo Coletivo de Trabalho em meio à pandemia

Uber inclui categoria de táxi no aplicativo para ampliar opções da plataforma

Procurações para Prova de Vida ao INSS agora podem ser feitas online nos Cartórios de Notas

Agência A+ realiza campanha de arrecadação em prol da causa do câncer infantojuvenil

Taurus doa 5 mil testes rápidos de COVID-19 para São Leopoldo

Diário da Cidade

Align Technology Doa 32 mil Protetores Faciais para Hospitais do Brasil

Diário da Cidade

Exposição de casos de assédio em escolas não resolve problema

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: