Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Temporada Gastronômica Costa Esmeralda valoriza ingredientes locais na culinária

Aprenda a preparar a Consertada, bebida típica cultural de Bombinhas     

     

Mais do que fomentar o turismo na região, a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda tem o objetivo de resgatar e valorizar a cultura local, tanto no que diz respeito aos artesanatos quanto à culinária. Um dos diferenciais desta Temporada é o uso de ingredientes e pratos que são nativos ou característicos das cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

            Uma dessas receitas é a Consertada, que em 2013 passou a ser reconhecida oficialmente como bebida típica do município de Bombinhas, por meio de uma lei municipal. O nome tem origem na sobra do café passado que ficava no boião, um jarro de barro tradicional na cozinha bombinense. Coado pela manhã, as sobras do café passado eram “consertados” e transformado na bebida que poderia ser guardada em garrafas por meses.

            O início exato dessa receita é desconhecido, mas acredita-se que o consumo já ocorre há pelo menos 200 anos. “Não temos registro oficial de quando e como a Consertada surgiu. Alguns acreditam que os índios teriam sido responsáveis pela invenção e que o café acabou sendo acrescentado depois com a chegada dos portugueses. O fato é que hoje em dia é muito comum encontrar a bebida nas casas dos moradores tradicionais de Bombinhas, principalmente em época de festas como Terno de Reis ou Boi de Pau (como é conhecido o folguedo do Boi de Mamão)”, afirma a mestre da cultura tradicional, e nativa da Praia Grande, hoje Praia de Bombas, Salete Maria Pinheiro Pereira, de 73 anos.

Confira a receita dessa bebida que também faz parte da Temporada Gastronômica Costa Esmeralda:

 

Consertada (Rende aproximadamente 2l.)

Ingredientes

50g de gengibre

50g de cravo da índia

50g de canela pau

50g de erva doce

½ l de cachaça

1l ½  de café passado bem forte sem açúcar

5xic de chá de açúcar

 

Modo de Preparo

Coloque as especiarias e o açúcar em uma panela e caramelize a mistura, mas não deixe escurecer muito. Após, adicione café e deixe ferver. Acrescente a cachaça e espere ferver novamente. Desligue o fogo e deixe o líquido esfriar. Para finalizar basta colocar a bebida em uma garrafa de vidro e está pronta a Consertada para degustação. Na Temporada Gastronômica Costa Esmeralda, o chef Tóia do restaurante Casa d’ Praia Home em Bombinhas irá preparar Camarões flambados na Consertada acompanhado de risoto de alho-poró com palmito.

 

Ingredientes locais

            Além da Consertada, a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda está repleta de ingredientes e pratos tradicionais das cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo. Conheça alguns:

Alho negro: O alho negro é um dos ingredientes mais tradicionais da região. Ele é basicamente o alho in natura que passa por um processo de maturação e também é submetido a condições de temperatura e umidade controladas. Após esse processo o alho ganha novas características tanto em sua textura quanto no sabor.

Ostra e marisco: Os municípios da Costa Esmeralda possuem uma forte cultura no cultivo de moluscos e frutos do mar como ostra e marisco. As cidades por serem litorâneas já são conhecidas pelas comidas à base de frutos do mar, e ambas iguarias são muito conhecidas e pedidas na região, podendo ser consumido de diversas maneiras. Na Temporada a Tatuira Petiscaria está servindo o prato Curry de Peixe com Mariscos, que é um prato picante típico Tailândes, feito com peixe da estação, mariscos locais, vagem, pimenta dedo-de-moça, leite de coco, gengibre e especiarias. O restaurante Delícias do Mar está oferecendo pastéis de berbigão como entrada para o prato principal e o Berro D’ água tem no seu menu principal durante a Temporada o Fettuccine Baía de Zimbros que é preparado com ostras oriundas da baía de Zimbros, marinadas em especiarias, salteadas em Consertada, molho de ostras e vinho branco ao bechamel.

Galinha de Timbé: Essa galinha velha é produzida na cidade de Tijucas e muito utilizada nas receitas da região. Durante a Temporada Gastronômica é servida todos os dias no bufê do restaurante Rancho da Ana, assada de panela com alecrim e nas quartas-feiras a galinha timbé é servida com molho.Outro ingrediente especial para a Galinha Timbé é o colorau artesanal socado no pilão feito por outra mestre da cultura tradicional de Bombinhas, Rosete Lamin de Oliveira.

Paçoca: Bombinhas possui a fábrica Pasoka, produzida especialmente com ingredientes selecionados e naturais. O fundador, Tao Luan Leme Scatrut, começou os trabalhos ainda de forma experimental em 2012, mas a ideia vem dando tão certo que em 2019 abriu oficialmente a fábrica com o apoio do também chef Isaac Lanziotti. As paçocas possuem diversos sabores e priorizam os ingredientes locais, assim como o preparo manual, proporcionando novas experiências gastronômicas para os amantes da tradicional paçoca.

Serviço

O quê: Temporada Gastronômica Costa Esmeralda

Quando: de 4 de outubro a 17 de novembro

Onde: Bombinhas, Itapema e Porto Belo

Informações: www.temporadagastronomica.com.br / (47) 3369- 8984

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho