Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Tijucas Marine Center traz conceito de ecossistema de negócios para Santa Catarina

Tijucas Marine Center traz conceito de ecossistema de negócios para Santa Catarina

O conceito é de ser um projeto completamente inovador para o Brasil, um ecossistema de negócios, conservação ambiental e uma economia voltada para o mar e para o latente potencial náutico de Santa Catarina. Apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 22, o projeto do Tijucas Mariner Center (TMC) animou representantes do setor náutico e estudiosos na área de planejamento urbano.

A apresentação do empreendimento ocorreu com a assinatura do convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Quasar Design University – universidade italiana com sede em Roma, na Itália – para a implantação de um centro de design náutico em Santa Catarina e das parcerias com a ONG francesa Planeta d’O e o Instituto Anjos do Mar do Brasil (IAMB), afiliado ao Instituto Rescue Maritime International. Segundo o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação Turismo e Lazer da Univali, professor Renato Buchele Rodrigues, a parceria é importante porque faz com que a universidade traga para o Estado um curso pioneiro de pós–graduação com certificação internacional. “Estamos ampliando a nossa atuação dentro do setor de design e colaborando para esse ecossinstema que se instala em Tijucas”, destacou.

Para Sônia Mara Saldanha Bacha Passot, vice-presidente do instituto Planeta d’O, junto com a oportunidade de apresentar o acervo do Pierre Passot, a ONG quer trazer para Tijucas todo um conceito educacional. Ela explica que a parceria é a oportunidade de estabelecer o projeto de um museu do mergulho que será um complexo de coisas e que terá, na inauguração, a presença do mergulhador Perre Passot. Já Marcelo Assumpção Ulysséa, diretor executivo do Instituto Anjos do Mar, destaca a oportunidade de crescer junto com o TMC. “Qualquer empreendimento que tenha esta visão de incluir a parte de proteção ambiental e de segurança náutica sai na frente do ponto de vista ambiental. Eu não tenho noticias de um empreendimento que começou desta forma, cuidando das questões de segurança e do meio ambiente”, pontuou.

Sobre o empreendimento

 

O Tijucas Mariner Center (TMC) carrega o conceito “smart sea”, que visa criar um espaço de convivência e produção relacionado exclusivamente ao mar. De acordo com o empresário Álvaro Ornelas, diretor geral do TMC, o complexo será desenvolvido com base no conceito da Lauderdale Marine Center – principal marina de reparação de iates da América do Norte, localizada na Florida (EUA) – para oferecer a mais moderna e eficiente estrutura de serviço náutico para embarcações de lazer da América Latina.

A construção do Tijucas Marine Center será feita em cinco etapas. A primeira fase da implantação, programada para iniciar no primeiro trimestre de 2018, preparará a área para receber investimentos da indústria e de empresas que comercializam produtos náuticos, com a estruturação de um total de 137 terrenos com metragens de 1 mil a 30 mil metros quadrados. A previsão é que esta primeira fase seja finalizada em 24 meses.

 Quando concluído, o TMC gerará 4 mil empregos diretos, grande parte mão de obra especializada com formação nos cursos oferecidos no próprio complexo. Segundo o empresário, o empreendimento foi projetado para atender as principais demandas do mercado em relação à economia do mar de Santa  Catarina e do Brasil. “O propósito é potencializar a indústria náutica, o comércio, os serviços e o turismo náutico em um único espaço, criando um conceito de ‘one stop point’ e gerando um ecossistema de negócios totalmente voltado ao potencial náutico do litoral do Brasil”, destaca Ornelas.

De acordo com o empresário Fabrízio Sestini, presidente da Marine Express, o empreendimento é uma oportunidade única com uma estrutura que terá amplo acesso ao mar. “Vai ser uma onda de desenvolvimento muito grande para Tijucas”, acrescentou. A Marine Express foi o primeiro investimento direto e totalmente privado captado pelo polo náutico de Tijucas. Com 25 anos no mercado, a empresa oferece um serviço completo de logística para abastecer os estaleiros de barcos de cruzeiro, esporte e de barcos de serviço.

“Estamos vivendo um momento muito especial”, pontuou o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, Leonel Pavan. Segundo Pavan, o empreendimento é resultado da percepção empresarial e do potencial econômico de Santa Catarina. Para ele – que se revela um entusiasta do turismo náutico – o empreendimento vai ser a porta de entrada de novos investimentos na região e do fortalecimento da economia do setor.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Jean Carlos de Sieno dos Santos, o Tijucas Mariner Center faz parte de um case montado dentro da secretaria com um portfólio de ações para dar sustentabilidade e celeridade as empresas que investem no município. “O TMC é o resultado de todos os esforços do setor público e da iniciativa privada. Como integrante da administração pública nos sentimos muito privilegiados de fazer parte desta história”, destacou.

Números do TCM:

Área total: 804 mil m²

Quantidade de terrenos na fase 1: 137 a partir de 1 mil m2

Empregos diretos: 4 mil (com o projeto finalizado)

Início das obras: Primeiro trimestre de 2018

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril