Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA) receberam a dose da vacina H1N1

Campanha de vacinação terá sequência na próxima semana.

Nesta manhã de sexta-feira, 17, cerca de 200 trabalhadores portuários avulsos (TPA), estiveram no ambulatório do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra), para receber a vacina contra a Gripe Influenza (H1N1).

Foram contemplados com as doses, estivadores, conferentes, arrumadores, vigias, consertadores, representantes de associação de blocos (peação de cargas marítimas/ serviços de proteção com equipamentos seguros a bordo de navios).

Esta é a primeira Etapa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Gripe Influenza, denominada H1N1, e, contou com o apoio direto da Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), OGMO, Prefeitura de Itajaí (Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica).

No total, foram contabilizadas 911 doses da vacina cedidas pela prefeitura através de seus órgãos de saúde municipal. Na primeira etapa ocorrida hoje para os TPA, foram disponibilizadas 350 doses de vacina, para imunizar os profissionais que atuam na atividade portuária local.

O restante das doses que não foram distribuídas nesta manhã, serão oferecidas para imunizar os trabalhadores portuários na próxima semana.

“As vacinas estão vindo ao município escalonadas. Semanalmente recebemos um quantitativo de doses da vacina ao qual é trivalente (H1N1, H3N2 e o tipo B). Assim que chegam para o nosso departamento, separamos as doses, sendo distribuídas para a comunidade portuária, Unidades de Saúde, a classe dos idosos em que estamos realizando em suas residências”, destacou Juliana de Oliveira Gastmann, Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A próxima etapa da campanha de Vacinação da H1N1 está programada para acontecer na sexta-feira, 24 de abril, no mesmo local (OGMO).

Assim como estão assegurados os Trabalhadores Portuários Avulsos, também os profissionais da Coordenadoria Geral de Sistema de Segurança Portuária (Guarda Portuária), funcionários que atuam nos setores administrativo e operacional da APMT (Empresa arrendatária do Porto de Itajaí) e servidores do OGMO.

Na sede do OGMO, no ambiente laboratorial, para manter a organização da distribuição de doses e atendimento aos trabalhadores, foram implementados todos os procedimentos de controle e medidas de segurança, para evitar os riscos de aglomeração de pessoas, contágio e propagação do Coronavírus (COVID-19), determinando espaço de pessoas na fila, utilização de máscaras faciais, controle e logística de entradas e saídas dos trabalhadores no local.

“Estamos atuando em mais uma campanha de vacinação. Imunizar os trabalhadores portuários, cuja atividade é considerada essencial, cabe todo um comprometimento e dedicação por parte da superintendência do porto, em dar suporte e acima de tudo visando pela saúde de todos que acessam a área portuária”, acrescenta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

Os trabalhadores portuários avulsos, caminhoneiros e demais transportadores por exemplo, que por algum motivo não puderam comparecer nesta manhã na sede do OGMO para receberem a dose da vacina, terão a oportunidade de serem atendidos na semana que vem, em todos as unidades de saúde do município de Itajaí. O profissional terá de apresentar no ato da imunização, documento com foto (crachá ou Carteira de Identidade), e, se possível também levar sua carteira ou caderneta de vacinação.

“A nossa atividade, entre inúmeras, também tem toda uma regulamentação no sentido de amparar, preservar e dar segurança de vida aos trabalhadores. Se são servidores com vínculo da Superintendência ou da própria APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), ou de qualquer outro seguimento que trabalha de uma forma direta ou indireta, temos responsabilidade com essas pessoas, com suas vidas, cujo empenho e dedicação deles, se esmeram, e consequentemente colaboram para o incremento desta atividade, gerando economia e dando o exemplo de suas categorias profissionais”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo