Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Trio de SC resolve dar voz às raízes e inova com marca de moda masculina

A amizade uniu três amigos desde os tempos de escola até a fundação de uma das empresas embaixadoras do lifestyle catarinense, voltada para o público masculino. Do ambiente corporativo para o mercado de confecção, o grupo fundou a marca online no final de 2012 e acaba de abrir a primeira loja física, uma flagship store, em Blumenau, um dos berços da indústria têxtil do sul do país.

Com ações sustentáveis e de engajamento dos clientes, a Von der Völke registrou crescimento de 150% neste semestre, na comparação com o desempenho do ano passado.

“Nos identificamos com nosso grupo consumidor. É uma marca inovadora e arrojada. Nasceu com vocação para ‘gerar experimentação’ dos clientes. Além de todo o cuidado com os detalhes e acabamentos dos produtos, buscamos o diferencial em oferecer um pouco da nossa história”, explica o sócio e diretor de negócios Thiago Matesco, de 33 anos.

A Von der Völke, que começou apenas com camisetas, atualmente tem um mix de produtos que ultrapassa 160 itens. São camisetas, jaquetas, casacos, bermudas e acessórios como pulseiras, colares, chaveiros, apoiadores de smartphones e tablets, entre outros.

Elementos familiares
A ideia original dos fundadores era produzir peças para grandes marcas. No entanto, o grupo percebeu que teria mais sucesso se procurasse garantir a perpetuação com um nome próprio, e resolveu dar voz às raízes.

Para isso, os empreendedores resolveram, então, ligar dois elementos para uma identidade forte: aspectos históricos da família de um dos sócios, a Völke (o empreendedor acabou não adotando o nome), e a cultura de Santa Catarina, incluindo a influência holandesa.

Foram esses valores e elementos que deram nome à marca. “Além do conceito com as vertentes da Holanda, as belezas naturais e as festas catarinenses estão sempre em destaque”, afirma. Após 12 meses de planejamento e elaboração do plano de negócios, a empresa foi inaugurada. “Inicialmente focamos nos estudos, notamos que o mercado de moda masculino para o público A e B estava muito carente no âmbito nacional”, explica.

Matesco encara com naturalidade o destaque da marca.  A marca foi divulgada entre blogueiros e formadores de opinião no mundo da moda, e começou a circular em  guarda-roupas de atores da TV, nos figurinos de filmes e até em vídeos nos canais da internet.

“Por que não? A questão aqui é: quanto se tem de trabalhar para que as pessoas nos reconheçam como relevantes? Qualquer coisa que se faça quando se põe bastante empenho, esforço e, acima de tudo, muita paixão, é possível”, explica o diretor.

Sócios da empresa fundada em Blumenau  (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

Pensar além do possível
Matesco passou seis anos na Inglaterra. Em Londres, trabalhou no mercado financeiro e sentiu de perto o processo de estagnação da economia britânica. Ao voltar para o Brasil, trabalhou com o pai no setor de tecnologia. Depois, com mais dois amigos resolveu investir na vontade de ter um empreendimento.

“A minha maior referência de empresário é meu pai e ele sempre demonstrou uma preocupação de que ter uma empresa com amigos fosse uma barreira. Mas eu acredito que isso foi nossa maior fortaleza, pois até mesmo para lidar com os momentos de fragilidade são eles que apoiam e podem sempre falar as verdades”, disse.

Sustentabilidade
Um dos lemas da empresa blumenauense é a sustentabilidade. A intenção dos criadores é transformar pequenos detalhes das roupas, como as tags que geralmente vão parar no lixo, em acessórios úteis, como cartão postal,porta-copo, marcador de página, abridor de garrafa, entre outros.

Outro diferencial, são as ecobags, utilizadas para enviar as peças adquiridas pelo e-commerce da empresa. Além de fazer a peça chegar ao cliente com mais charme, a ideia demonstra a preocupação ambiental da marca.

Contornando a crise
As dificuldades impostas pela conjuntura nacional também chegaram à Von der Völke. Em 2015, Matesco afirma que a empresa passou por um “furacão” e foi preciso fazer uma reestruturação interna. “Sofremos com a inadimplência dos lojistas e também com a retração na venda para os clientes. Mas foi a partir disso que conseguimos ganhar musculatura na produção, no comercial e no investimento de mão de obra”, disse.

Para quem busca empreender e ter um novo negócio, o diretor comercial orienta que a atenção deve estar focada na estratégia. “Tudo o que se faz tem de ser pensado, tem de ter um objetivo e um caminho. Esse caminho é determinado pela estratégia: nós temos objetivos e pensamos em várias estratégias para chegar lá”, analisa. A empresa também investe em parcerias em segmentos musicais e de bebidas, com curadoria e patrocínio de projetos.

Para o futuro, a empresa já trabalha com propostas de internacionalização da marca, e também cogita ter um escritório que irá funcionar como base para renovar as inspirações da equipe de trabalho.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina