Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Turismo de aventura: destinos internacionais para quem busca a prática de atividades e esportes

Fugindo do padrão, Velho Continente esconde passeios incríveis para quem gosta de natureza e de sentir a adrenalina

Conhecer a Europa é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Um dos berços da civilização ocidental, recebemos muito de sua influência até hoje. Porém, para além dos destinos famosos como Londres, Paris e Lisboa, por exemplo, muitos outros locais guardam bons momentos para os amantes de adrenalina. O turismo de aventura é muito forte no Velho Continente, e trilhas, mergulhos e cavernas não faltam.

 

Destinos premiados no exterior

 

A começar por Portugal, o arquipélago de Açores já ganhou por quatro vezes o prêmio que elege o melhor destino de aventura do mundo, o World Travel Awards. Além da beleza das ilhas, de formações vulcânicas, são vários os passeios que envolvem trekking, canyoning e descida de cascatas em cordas, principalmente no interior da Ilha de São Miguel, e até mesmo mergulho com golfinhos.

 

Ainda no país, outra ilha, mas desta vez a da Madeira, no arquipélago da Madeira, tem nas alturas sua estrela principal. O Pico do Ruivo, Pico do Arieiro e Pico das Torres são locais de escalada que atraem desde quem é expert em alpinismo até quem é iniciante, uma vez que cada um deles oferece níveis crescentes de dificuldade.

 

Cruzando os Alpes

 

Indo mais para leste no continente, encontra-se a Grande Rota. A trilha por excelência, a Haute Route, esse caminho entre Suíça e França em meio aos Alpes, de quase 200 km, pode ser feito nas alturas, sendo uma aventura para alpinistas experientes, ou feita por quem deseja apenas caminhar. O visual exuberante, que mistura a linda fauna local com diversos picos de pedra cobertos de neve, pode levar até mais de duas semanas para ser completado.

 

Nesses passeios, é importante preparar bem o equipamento. Nas trilhas, recomenda-se levar pouco peso, e comida e água não podem faltar. O equipamento de segurança também é fundamental, assim como sapatos e roupas quentes e confortáveis. Além disso, para aguentar as caminhadas, o uso de meias de compressão para circulação feminina e masculina, por exemplo, auxilia na prevenção de dores durante e após a trilha.

 

Pedalada nas montanhas balcânicas

 

Já para quem gosta de mountain biking, um dos destinos mais famosos do mundo são certamente as montanhas de Bósnia e Herzegovina. São diversas trilhas, de 3 km a 30 km de extensão, que geralmente saem da capital Sarajevo, ou de Mostar. Possuem níveis diferentes de dificuldade e podem também ser encaradas andando. O país possui uma linda natureza, que pode ser admirada enquanto se pedala por vilas bucólicas.

 

Também parte da antiga Iugoslávia e ainda na região dos Balcãs, a Eslovênia é um país que guarda grandes tesouros naturais. Incrustada entre Itália, Croácia, Hungria e Áustria, possui um pequeno litoral banhado pelo Mediterrâneo, belo por si só. Mas são suas mais de 8 mil cavernas, trilhas para caminhadas e ciclismo que, de fato, atraem os mais corajosos. Esquiar nos Alpes Julianos ou fazer rafting no Rio Soca agradará certamente os mais aventureiros.

Posts Relacionados

Itajaí recebe Seminário sobre fotografia e acessibilidade para pessoas cegas

Preview do Festival Confrailha Blues será neste sábado (25), no Jurerê OPEN

Ovo: restaurante de Florianópolis leva ingrediente em todos os pratos

Primeiro “O Negócio da Moda” em Goiânia faz sucesso e garante nova edição em 2025

SC sedia nesta sexta e sábado a 10ª edição da maior imersão de empreendedorismo da América Latina

Livro de contos “Carola com Carolina” será lançado na Fundação Cultural BADESC

CRIANÇAS NO TEATRO CHEGA A ANTONINA

Diário da Cidade

Zoom 80´s Club abre ao público nesta sexta (24), em BC

Fazzenda Park Resort se veste a caráter para celebrar as festas juninas em grande estilo

Talk Milano expõe as tendências da Feira de Design de Milão, em bate papo na Autoria Design