Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Turismo de isolamento: nova realidade para viajantes em tempos de pandemia

Levantamento mostra que 65,3% das pessoas pretendem retomar viagens a partir do segundo semestre. Turismo de isolamento pode ser saída mais segura.

Já são quase 90 dias de quarentena e os amantes de viagens não veem a hora de colocar o pé na estrada. Prova disso é o levantamento feito pela plataforma Melhores Destinos, que mostra que 65,3% das 5 mil pessoas entrevistadas pretendem retomar as viagens a partir do segundo semestre. Mas, é seguro viajar em plena pandemia? Dependendo da viagem sim. É o que vem afirmando especialistas em turismo, como Juliana Tulio, proprietária do hotel Villa do Vale, em Blumenau (SC) e que realiza visitas técnicas na área do turismo.

“Claro que nada será como antes. A tendência é que cada vez mais pessoas apostem num formato de viagem doméstica, com caras de ‘escapadas’, em locais que sejam perto de suas casas”, diz ela. É o que também afirma a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado global de Londres. Segundo a instituição, é normal que as pessoas agora tenham receio de saírem de casa, mas, assim que as medidas de segurança afrouxarem um pouco mais, a tendência é que as pessoas façam curtas viagens, de um dia, para aproveitarem a natureza.

“Como a gente gosta muito de viajar e tem o hábito de estar sempre viajando, vimos a necessidade de fazer algo. Como ficamos mais de dois meses em casa e moramos em apartamento, resolvemos fazer algo por aqui mesmo. Fomos para Rio dos Cedros (SC), nos chalés do Vale dos Ventos, que oferece uma estrutura completa de cozinha, com internet e tudo mais. Para isso, tivemos que levar tudo, até café da manhã, o que acaba sendo legal pois envolve toda uma preparação pra isso. É uma coisa que a gente vê que tá crescendo muito, tanto que só conseguimos reserva para dia de semana, pois final de semana já estava cheio”, conta Andrea Weise Hostert, empresária, que também aderiu ao turismo de isolamento nesse período.

“O perfil será muito de viagem entre os grupos familiares que estão isolados juntos, como uma forma de mudar de ares para aliviar a tensão da quarentena.  Para isso, uma das opções, por exemplo, será a locação de chalés afastados em que não há contato com ninguém. É o que estamos chamando de turismo de isolamento. Esses locais oferecem uma estrutura completa, em que os visitantes podem fazer a própria comida e realizar as arrumações”, explica Juliana.

Ainda segundo a especialista, esse tipo de turismo é caracterizado pela locação de quartos, chalés ou casas em que a pessoa ficará hospedada. As áreas comuns perdem espaço, pois o compartilhamento de piscina ou jacuzzi, sala de jogos, academia, por exemplo, com quem não se conhece trará insegurança. “As pessoas vão priorizar privacidade, segurança e exclusividade. Além de ter mais conexão com natureza”.

Destinos: “Refúgios urbanos” e turismo de entorno são tendências ainda para 2020

Dentro das viagens domésticas, que serão o forte ainda para esse ano, a tendência mais realista é a de saídas para lugares próximos de casa, que vem sendo chamado de turismo hiperlocal. Visitas a locais nas redondezas vão aumentar muito ou mesmo dentro da própria cidade, segundo Juliana.

As justificativas para isso são várias: menor risco em translados, receio de viajar em transportes coletivos como avião, trens e ônibus, e ainda a questão financeira. Pesquisa feita pelo site de buscas Viajala, mostra que no Brasil 37% das pessoas que pretendem viajar estão preocupados com a condição financeira em meio à crise.

“Vamos ver um regionalismo tomando conta, até pela dificuldade e pelos custos de viajar de avião. As pessoas começarão a perceber que existe beleza nas redondezas. Os transportes serão sem dúvidas particulares como os carros próprios ou alugados e até mesmo o motorhome. O destino também deve mudar um pouco, dando espaço para hotéis pequenos, de charme, ou até chalés e aluguéis de casas particulares onde o contato com o outro é mínimo”, diz Juliana, que também é coolhunter e compartilha suas descobertas no Instagram @julianastulio para mais de cem mil seguidores.

Há também a possibilidade do refúgio dentro da própria cidade. “Essa já é uma realidade. Em muitas cidades, como em Blumenau, por exemplo, é bem comum as pessoas se hospedarem em hotéis locais para descansar, desligar, e isso se intensificará a partir de agora”.

Mas isso não será suficiente. Uma das principais exigências dentro dos serviços prestados por hotéis e pousadas será deixar clara a forma de higiene e limpeza dos ambientes. E para isso, esses locais terão que inovar na forma de se comunicar com o cliente.

“Por mais que o contato com pessoas seja menor, os locais terão que oferecer um ótimo serviço aliado. As pessoas vão querer saber como as coisas estão sendo higienizadas. E isso pode ser feito de várias formas, como por meio de vídeos mostrando a limpeza na saída de cada hóspede. Veremos muito investimento em ferramentas de limpeza mais tecnológicas, como plataforma desinfetante de sapatos, ou mesmo máquinas de ozônio, que é um aparelho que descontamina, elimina odores e higieniza além de atuar como purificador de ar. A dica é divulgar tudo com muita transparência”, finaliza.

Juliana Tulio (@julianastulio) é natural de Blumenau, Santa Catarina, onde possui – ao lado de seu marido Diego – o único hotel Boutique da região, Villa do Vale. Vem de uma família com DNA empreendedor. Os avós fundaram a famosa marca Dudalina e a profissional cresceu dentro do hotel Himmelblau, que pertence à sua família, vivendo a hotelaria no dia a dia. Estudou psicologia, coolhunting e moda. Visitou mais de 70 hotéis de luxo antes de fundar o Villa do Vale em 2018, que recebe celebridades de todo o Brasil. Compartilha suas viagens, experiências profissionais e pessoais em seu perfil do Instagram @julianastulio que conta com mais de 100 mil seguidores.

Posts Relacionados

Como usar o Planejamento Previdenciário para economizar?

Diário da Cidade

Joana Castanheira lança EP visual com canções sobre o amor romântico

Ex-Musa ministra cursos para famosas e empodera mulheres

Diário da Cidade

Planeta das Gêmeas lança peças e acessórios com combinações divertidas

O reino da Rosa negra: onde a obsessão pelo poder e a ganância se cruzam

Primeira mulher a comandar a OMC: empreendedoras comentam

73% dos usuários de Eveeda ouvem mais música no sexo com amante do que com companheiro(a)

Tendências da moda 2021: conheça os look e acessórios que estarão em alta

Itajaí Shopping expõe carros antigos de diferentes épocas

Contra Fogo inaugura centro logístico em Santa Catarina

Anne With An ‘E’: Anne de Windy Poplars entra em pré-venda no Brasil

Ex-participante de reality português, Miss Bumbum manda recado para Lucas Penteado

Diário da Cidade

Filmes dirigidos por mulheres são destaques na programação desta semana no Paradigma Cine Arte

O fim da abelha Pedra-Raiz.

Rainha de Bateria e Musa, Silvinha Schreiber relembra carnavais e recebe elogios: “Rainha é sempre Rainha!”

Entre a paixão e a obsessão: até onde um relacionamento é saudável?

5 motivos que fazem da dieta restritiva um ciclo vicioso

Modelo relembra desfile na Colorado do Brás e detona a escola: “Ranço!”

Semana será de muita música gratuita no MULTI Open Shopping

5àsec lança plano de assinatura para consumidores da marca

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: