Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Turistas precisam ficar atentos ao utilizarem pequenas embarcações nas praias de SC

Turistas precisam ficar atentos ao utilizarem pequenas embarcações nas praias de SC

Os esportes náuticos são os mais praticados no verão no litoral catarinense e os turistas devem ficar atentos ao utilizarem as pequenas embarcações, como caiaques e stand up padles. É preciso seguir as regras de segurança para evitar acidentes.

Em Florianópolis as pequenas embarcações são regulamentadas por uma lei da década de 1990 e não precisam de autorização da Capitania dos Portos para serem utilizadas, com exceção dos coletes salva-vidas que passam por inspeção.

O edital da prefeitura de Florianópolis para exploração de atividades náuticas nas praias é de 2015, vale até 2019 e exige das empresas todas as licenças necessárias para o serviço, mas cabe ao município fazer a fiscalização na faixa de areia.

A comerciante Aldenia dos Santos trabalha na beira da praia há 21 anos. “Antes da temporada a gente tem toda uma vistoria, então a marinha vistoria pra ver se está tudo certo”, afirma.

Ela garante que as recomendações de segurança fazem parte do primeiro contato com o cliente. Usar o colete salava-vidas, não passar dos 200 metros permitidos, que é a área de embarcação mútua, e ficar longe de banhistas para não machucar ninguém, são alguns dos cuidados fundamentais garante a comerciante.

Os aluguéis de pequenas embarcações como banana boat, caiaque ou stand up padle variam em torno de R$ 35,00 e R$ 25,00 por pessoa. Mas essas pequenas embarcações também são de uso particular e é justamente para quem tem ou empresta, que servem as dicas do Corpo de Bombeiros.

  • Usar colete salva-vidas
  • Não se afastar muito da costa
  • Avisar alguém sobre a atividade que vai fazer e o percurso
  • Não se aproximar dos costões e pedras para evitar acidentes

“Por exemplo, se eu sei nadar, eu tenho a consciência e vou até onde meu limite permite. Outro ponto, todos esses tipos de atividade de lazer que envolvem água a gente deve manter toda precaução”, complementa o tenente André Canever.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)