Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Uber lança checklist de segurança para motociclistas e ciclistas que utilizam o aplicativo

Nova tecnologia se junta a outras ferramentas e conteúdos educacionais para aumentar a segurança dos condutores e prevenir acidentes no trânsito

São Paulo, 31 de agosto de 2021 – A Uber anuncia o lançamento de um novo recurso de segurança que visa a ajudar na prevenção de acidentes de trânsito para os parceiros que utilizam moto ou bicicleta. O app passa a reforçar, por meio de um checklist digital, uma série de medidas que fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro, como a utilização de roupa adequada, o uso de capacete para motos, além de relembrar a importância de verificar se o veículo está em boas condições. Isso tudo antes de ficar online e começar as atividades.

O recurso estará disponível para os parceiros da Uber que usam motos e bicicletas na plataforma a partir dessa semana e possui indicações específicas para cada modalidade, como entregas pelo Uber Eats e viagens com Uber Moto. Esse recurso faz parte de uma série de medidas educacionais já feitas pela Uber que visam a segurança viária como, por exemplo, o aviso de ciclovia para quem anda de carro vídeos com dicas para reduzir chances de acidentes de moto.
“A segurança viária é uma das nossas prioridades, especialmente para aqueles que sabemos que possuem uma maior vulnerabilidade, como usuários de bikes e motos, já que utilizam veículos menores no trânsito. Desde que começamos a promover ações para segurança viária, nosso foco tem sido aliar a tecnologia com a orientação educativa, sempre com o olhar de especialistas. Nosso objetivo é que possamos contribuir cada vez mais para um ecossistema de trânsito mais seguro”, afirma Araceli Almeida, gerente de operações de segurança da Uber no Brasil.

Confira abaixo outras ações e recursos da Uber voltadas para a segurança viária:

Vídeos educativos para motociclistas: A Uber desenvolveu uma série de animações com foco na prevenção de acidentes de moto. A iniciativa foi desenvolvida juntamente com especialistas em segurança viária e análise de comportamento. Os temas abordam, principalmente, a direção segura e prevenção de situações que podem levar a um acidente, como o uso correto das setas, respeito à sinalização de trânsito e a conscientização sobre a velocidade limite da via.

Seguro para acidentes pessoais : A Uber possui um seguro para acidentes pessoais para todos que utilizam o app para realizar viagens ou entregas pela plataforma. A cobertura inclui despesas médicas, além de indenização por invalidez ou morte acidental de até 100 mil reais.

Alerta de ciclofaixa: O objetivo é orientar quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo envia uma notificação no final do percurso, orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro.

Podcast de segurança para Uber Moto : Juntamente com especialistas em segurança viária, a Uber trouxe um podcast para os usuários e motociclistas que usam o Uber Moto para se deslocar nas cidades que possuem o serviço. A segurança de todos é o principal tema discutido que visa diminuir os riscos de qualquer tipo de acidente nessa modalidade.

Limitação de horas dirigindo para motoristas : A ferramenta fornece notificações ao motorista quando ele se aproxima do limite de 12 horas online conduzindo o veículo em um único dia. Atingido esse limite, ele é automaticamente desconectado e não pode utilizar o aplicativo pelas seis horas seguintes. O objetivo é diminuir os riscos de um acidente devido ao cansaço do condutor.

Maio Amarelo : a data surgiu após uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 11 de maio de 2011 e, por conta da data da decisão, o mês acabou sendo escolhido para representar o esforço na prevenção de acidentes de trânsito. No Brasil, a Uber utiliza a data para chamar atenção sobre a segurança no trânsito e atitudes de prevenção como, por exemplo, a ação com o goleiro do Athletico (PR) com celular em campo , e o resultado da pesquisa Datafolha sobre bebida e direção

Sobre a Uber

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 15 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.

Posts Relacionados

Na ONU, Itaipu anuncia compromissos para avanço da energia limpa e acessível no Brasil e no Paraguai

Diário da Cidade

Psicóloga gaúcha explica novas normas de segurança e saúde no trabalho

Processo contra a alemã TÜV SÜD sobre o desastre de Brumadinho tem primeira audiência em Munique

Apenas 1 em cada 4 jovens brasileiros da geração Z poupa pensando na aposentadoria

Astronauta faz primeira aposta esportiva diretamente do espaço sideral

Diário da Cidade

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara