Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Udesc Cefid presta apoio a distância na pandemia para pacientes com fibrose cística

Foto: Divulgação/ Udesc

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, tem prestado assistência a distância para crianças e adolescentes com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas durante a pandemia de Covid-19, por meio do projeto RespiLar, vinculado ao programa de extensão Brincando de Respirar.

O projeto dá suporte aos pacientes e seus familiares ou responsáveis, durante o período de distanciamento social, por meio do telefone, de vídeos e das redes sociais, como o perfil do programa no Instagram.

O objetivo é manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa. As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.

Adaptação à pandemia

Com a suspensão dos atendimentos presenciais, em março, o ajuste das atividades à pandemia começou com a criação de um grupo no Whatsapp para acompanhamento dos pacientes e orientação aos responsáveis.

Semanalmente, a equipe divulga vídeos e materiais informativos, pelo aplicativo e também nas redes sociais, sobre intervenções fisioterapêuticas e exercícios. O intuito é manter a adesão ao tratamento fisioterapêutico, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.

Os conteúdos incluem, por exemplo, orientações sobre a higienização de nebulizadores e brincadeiras usadas no tratamento fisioterapêutico respiratório, como a “Pep subaquática”, “Flor e vela” e “Histórias ao vento”.

Os participantes também encaminham vídeos e fotografias realizando as atividades para que a equipe de profissionais possa monitorar a execução.

Sobre o programa

Criado em 2010 e coordenado pela professora Camila Schivinski, o programa Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

O programa é constituído, ao todo, por cinco projetos distintos e, fora da pandemia, suas atividades são realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid

A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br. Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)