Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Udesc Cefid presta apoio a distância na pandemia para pacientes com fibrose cística

Foto: Divulgação/ Udesc

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, tem prestado assistência a distância para crianças e adolescentes com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas durante a pandemia de Covid-19, por meio do projeto RespiLar, vinculado ao programa de extensão Brincando de Respirar.

O projeto dá suporte aos pacientes e seus familiares ou responsáveis, durante o período de distanciamento social, por meio do telefone, de vídeos e das redes sociais, como o perfil do programa no Instagram.

O objetivo é manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa. As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.

Adaptação à pandemia

Com a suspensão dos atendimentos presenciais, em março, o ajuste das atividades à pandemia começou com a criação de um grupo no Whatsapp para acompanhamento dos pacientes e orientação aos responsáveis.

Semanalmente, a equipe divulga vídeos e materiais informativos, pelo aplicativo e também nas redes sociais, sobre intervenções fisioterapêuticas e exercícios. O intuito é manter a adesão ao tratamento fisioterapêutico, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.

Os conteúdos incluem, por exemplo, orientações sobre a higienização de nebulizadores e brincadeiras usadas no tratamento fisioterapêutico respiratório, como a “Pep subaquática”, “Flor e vela” e “Histórias ao vento”.

Os participantes também encaminham vídeos e fotografias realizando as atividades para que a equipe de profissionais possa monitorar a execução.

Sobre o programa

Criado em 2010 e coordenado pela professora Camila Schivinski, o programa Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

O programa é constituído, ao todo, por cinco projetos distintos e, fora da pandemia, suas atividades são realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid

A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br. Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH