Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

UDESC recebe homenagem ao seus 15 anos de atuação em Balneário Camboriú

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, nesta quarta-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos de atuação no ensino superior em Balneário Camboriú da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e do Curso de Administração Pública.

Na solenidade, proposta pelo vereador Joceli Nazari (Cidadania) com anuência de todos os parlamentares, foi entregue uma placa alusiva à celebração para a instituição de ensino e moção de congratulação para dirigentes e apoiadores, pela importante participação na instalação do Campus da UDESC no município.

As homenagens feitas pelo vereador Joceli Nazari destinaram-se ao reitor da UDESC, Marcus Tomazi; ao diretor geral do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) da UDESC, José Carlos de Souza; ao Dr. Hélvion Antônio Ribeiro, que iniciou e liderou o Movimento Voluntário Universidade Pública Gratuita (MOVUP); para Rodrigo Alexandro Abella, primeiro presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública (CAAP) em Balneário Camboriú;  à professora Maria Ester Menegasso, primeira coordenadora do Curso de Administração Pública em Balneário Camboriú e primeira diretora geral do CESFI/UDESC e à jornalista Marlise Schneider Cezar, membro do MOVUP,  e uma das principais incentivadoras do abaixo-assinado que coletou cerca de 15 mil assinaturas solicitando ao governo do Estado de Santa Catarina a instalação da UDESC em Balneário Camboriú.

Fizeram parte da mesa de honra o presidente da Câmara de Vereadores Omar Tomalih (PSB), a secretária municipal de Educação Rosangela Percegona Borba, o reitor da UDESC, Marcus Tomazi, e o diretor geral CESFI/UDESC, José Carlos de Souza.

Estiveram presentes também à sessão os vereadores Aldemar Pereira/Bola (PSDB), André Meirinho (PP), Arlindo Cruz (MDB), Gelson Rodrigues (PSB), Leonardo Piruka (PP), Lucas Machado (PSB), Marcelo Achutti (PP), Moacir Schmidt (PSDB), Nilson Probst (MDB), Orlando Angioletti (DEM) e Pedro Francez (PR), além de professores, acadêmicos, funcionários e apoiadores da instituição homenageada.

UDESC em Balneário Camboriú

A história da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, em Balneário Camboriú, iniciou em 1999, com a articulação social de membros da sociedade civil através do Movimento Voluntário pela Universidade Pública e Gratuita (Movup), que visava trazer ao município a oferta de cursos de ensino superior públicos e gratuitos para sua comunidade.

Em agosto de 2004, foi instalado o Curso de Administração Pública ofertado pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o convênio celebrado entre a Reitoria da UDESC e a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

A criação do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí/Cesfi, a UDESC Balneário Camboriú, em maio de 2010, consagrou a luta da sociedade de Balneário Camboriú e região. No ano seguinte, foi criado o Curso de Bacharelado em Engenharia de Petróleo e em 2014 iniciou o Curso de Administração Pública.

 

INFORMAÇÕES A RELEMBRAR:

” Em 2016 foram iniciadas as obras para construção do edifício, até então com a doação do terreno por parte do município no ano de 2010.

Confira trecho da notícia:

A área ofertada pelo município no Nova Esperança é formada por 20 lotes de 300 m2 e receberá o campus da universidade. Na oportunidade da última visita do reitor em Balneário Camboriú, o prefeito também solicitou a criação de novos cursos gratuitos na cidade. “É uma conquista importante para o desenvolvimento de nossa cidade, agora a UDESC poderá fazer um campus próprio e com esta possibilidade de termos novos cursos gratuitos na cidade”, disse o prefeito. 
 
No documento enviado ao prefeito, o reitor agradece ao prefeito o empenho no atendimento ao pleito. “Parabenizamos Vossa Excelência por investir na UDESC, contribuindo com a expansão do ensino superior público e de qualidade”, disse Sebastião Lopes no ofício. 
 
Imediatamente, após receber o documento da universidade, nesta quarta-feira, 16, o prefeito Edson Piriquito encaminhou ao secretário de Articulação Governamental, Julcemar Coelho, o pedido e o esforço, para que se providencie junto ao patrimônio, procuradoria, planejamento e demais departamentos envolvidos, em regime de urgência, a elaboração do projeto de doação da área. O projeto deverá seguir para a Câmara de Vereadores para a aprovação da doação. “Fico muito satisfeito e agora vamos agilizar o projeto para doação do terreno, para a universidade edificar seu campus em Balneário Camboriú”, finaliza Edson Renato Dias, Piriquito. 

https://www.udesc.br/noticia/c%c3%a2mara_de_vereadores_de_balne%c3%a1rio_cambori%c3%ba_aprova_doa%c3%a7%c3%a3o_de_terreno_%c3%a0_udesc

UDESC recebe terreno da Prefeitura de Balneário Camboriú

O edifício próprio do Cesfi, que foi inaugurado em dezembro de 2017, conta com laboratórios, salas de aula, biblioteca, salas administrativas e sala de professores.

Vale salientar que na notícia oficial da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, não fez menção aos ex-prefeitos Leonel Pavan responsável pela assinatura do decreto oficial 3.276/2.010, e Edson Renato Dias, quais não foram citados na matéria, sendo de grande importância o primeiro, conforme link https://www.udesc.br/cesfi/sobreocentro , e o segundo Edson Piriquito, ex prefeito com a doação do terreno para a UDESC pudesse ter sua própria sede.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência