Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Um dos setores que mais geram empregos em Santa Catarina é o tecnológico

Um dos setores que mais geram empregos em Santa Catarina é o tecnológico

Projeto pretende tornar o Estado conhecido como um polo tecnológico e não só as cidades de Florianópolis, Blumenau e Joinville

Um setor que emprega quase 50 mil pessoas em cerca de 3 mil empresas, de todos os tamanhos, e soma um faturamento estimado de R$ 11,4 bilhões, representando cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), merece um tratamento diferenciado. O setor tecnológico tem transformado o perfil de Santa Catarina, de um estado de indústrias, para a produção de tecnologia, abrangendo todos os segmentos que precisam dessa nova indústria que não polui e gera empregos. Os dados são de 2015 e constam na pesquisa Acate Tech Report, divulgada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em parceria com a Neoway.  Com base nesses dados e com o objetivo de fazer algo diferente, o empresário Jorge Cenci, um dos fundadores da Senior Sistemas, que acaba de completar 30 anos e está entre as maiores do seu segmento, decidiu apresentar um projeto de alavancagem do setor para as entidades e lideranças.

Durante os últimos 30 anos, o empresário se dedicou integralmente ao crescimento da empresa. No entanto, agora está afastado das suas funções e pretende dar sequência a esse projeto. “O avanço da tecnologia é uma realidade. E temos que não só incentivar as empresas que fazem parte deste segmento, como investir na educação de jovens para trabalharem com tecnologia. Enquanto o país registra crescimento do desemprego, o setor tecnológico em Santa Catarina tem mais de mil vagas abertas”, afirma.

Com a indústria 4.0 não tem mais como não falar do setor tecnológico. Com a presença da automação e novas ferramentas tecnológicas em todos os segmentos, torna-se necessário investir em políticas de incentivo. “Estou delineando um projeto que envolva governo, empresas e entidades, com o objetivo de tornarmos Santa Catarina um Estado reconhecido pela tecnologia que produz aqui, assim como é no Vale do Silício. Temos diversas empresas de todos os segmentos atuando no Estado, com mentes incríveis trabalhando no futuro. É necessário vendermos essa bandeira para o restante do País”, avalia. Assim como já foi feito em outras épocas, com incentivo a indústria têxtil no Vale do Itajaí e turismo no Estado, agora, de acordo com o empresário, é a vez da tecnologia.

Atualmente, segundo o estudo da Acate, 37% das empresas de tecnologia estão concentradas em Florianópolis, 28% no Vale do Itajaí e 19% no Norte catarinense. Na comparação com outros 12 polos nacionais, a capital catarinense é considerada o terceiro maior do Brasil, perdendo em faturamento apenas para Campinas (SP) e Rio de Janeiro.

O projeto, que ainda está sendo formatado, contempla incentivo a novos empreendedores, por meio de programas de capacitação, aceleradoras, incubadoras e uma rede de investidores anjos e fundos de capital de risco para quem pensa em criar a sua própria startup. “Muitas empresas atuais já são resultados de incubadoras, mas é necessário ampliar o incentivo às empresas tecnológicas para outras cidades de Santa Catarina. Estamos muito concentrados em Florianópolis, Blumenau e Joinville”, enfatiza.

De acordo com Cenci, o setor tecnológico é o único com capacidade para a geração de empregos na velocidade que é necessária para reduzir o número de pessoas desempregadas. Segundo o IBGE, no Brasil já somam 13,7 milhões de desempregados e a taxa vem aumentado mês a mês. Santa Catarina é um dos Estados com a menor taxa de desempregados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNAD), os catarinenses desempregados somam cerca de 250 mil pessoas. “E o número, ao contrário do País, não vem crescendo. Isso é prova de que o setor digital é um fomentador de empregos”, afirma Cenci.

De acordo com pesquisas, há empregos sobrando na área tecnológica. “Então qual o segredo para transformar os catarinenses desempregados em empregados em empresas desse setor? Um plano de incentivo a empresas tecnológicas e investimento em educação. É necessário preparar, principalmente, os jovens para essa nova realidade.”

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH