Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

UniAvan chega a 560 atendimentos de pacientes com fisioterapia pós-Covid-19

Passados quinze meses do início da pandemia e com mais de 14,9 milhões de casos registrados no Brasil, a fisioterapia tem sido uma forte aliada na recuperação de pacientes que tiveram sequelas da infecção pelo coronavírus. Com o primeiro serviço de atendimento gratuito a pacientes do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina, o laboratório de fisioterapia do Centro Universitário Avantis – UniAvanjá realizou 560 atendimentos até o início do mês de maio. São contemplados indivíduos com quadro de dificuldades respiratória e motora e que necessitam deste trabalho para retomar a vida normal.

UniAvan foi pioneira neste serviço, que hoje é realizado por várias instituições e clínicas de fisioterapia particulares. “De uma forma geral, os pacientes apresentam dificuldade para andar, caminhar, respirar e fazer coisas do dia a dia. Segundo o histórico da instituição, uma grande maioria necessita de pelo menos três meses de tratamento após o registro da doença para se recuperar, mas muitos já apresentam melhoras após a primeira sessão”, comenta a fisioterapeuta e professora da UniAvan, Sabrina Weiss Sties.

Ela explica que o vírus provoca inflamações, principalmente no pulmão, o que gera fibrose no tecido pulmonar e acarreta a diminuição da capacidade respiratória do paciente. Em casos mais graves, se o paciente passou por uma UTI e precisou ser intubado, o corpo sofre com a agressão do tratamento. E a recuperação é lenta, repleta de cuidados.

Atendimento gratuito é realizado na UniAvan em Balneário Camboriú

A fisioterapeuta hospitalar Ana Carolina Zanchet acentua que como esses pacientes recebem medicação para a musculatura não trabalhar, eles ficam muito fracos, perdem força muscular, inclusive, de diafragma que é o músculo da respiração. “Por isso este trabalho é tão importante. Ainda na UTI, o paciente é acompanhando por um fisioterapeuta. E depois da alta, o processo de reabilitação precisa ser mantido”, pondera.

O atendimento é gratuito, realizado por professores e alunos do curso de fisioterapia e feitos de maneira presencial na clínica de fisioterapia da instituição, em Balneário Camboriú. Estão sendo atendidos pacientes de qualquer faixa etária. É realizada uma triagem inicial antes do atendimento. A fisioterapia irá acelerar o processo de recuperação, com atividades de respiração e de fortalecimento da musculatura periférica, além de exercícios para melhorar a capacidade motora.

Para receber o tratamento gratuito, o paciente precisa apresentar laudo médico confirmando que teve a doença. O atendimento só será feito a partir de 20 dias da expedição do laudo, período em que não há mais contaminação pelo coronavírus.  

Profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 também estão sendo beneficiados

Este atendimento realizado desde março de 2020 na clínica de fisioterapia do Centro Universitário Avantis – UniAvan também tem beneficiado os trabalhadores da saúde que atuam no enfrentamento do coronavírus. São sessões com práticas relaxantes visando restabelecer as tensões acumuladas durante as jornadas de trabalho na pandemia. Os acadêmicos do 10º período do curso, com supervisão de professores da área, estão realizando quick massage, auriculoterapia, reflexologia, alongamentos, meditação, reike, massoterapia, acupuntura e aromaterapia, além de técnicas de relaxamento para controlar a respiração e a musculatura dos profissionais.

Os atendimentos estão sendo realizados nas segundas e quartas-feiras, em dois horários: das 19h30min às 20h15min e das 20h30min às 21h15min. Pelo menos 150 atendimentos já foram realizados em profissionais da saúde desde que o projeto começou a funcionar em agosto de 2020. Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp: (47) 99970-0413 ou pelo e-mail atendimentos.fisioterapia@uniavan.edu.br

Posts Relacionados

UniAvan participa da próxima edição da ExpoeduVirtual Internacional Brasil 2021

Câmara de BC promoverá audiência pública sobre projeto do Estatuto do Pedestre no dia 05 de julho

Balneário Camboriú registrou 36 novos casos e 2 óbitos por Covid nesta quarta

Núcleo Jovem da Acibalc promove bate-papo com empreendedoras de Balneário Camboriú

Victor Forte indica criação de campanha municipal destinada a arrecadação de lacres de alumínio com o objetivo de trocá-los por cadeiras de rodas

Atletas de Balneário Camboriú continuam em busca de vaga olímpica

Projeto de Jiu-Jitsu recebe doação de 100 kimonos

Camboriú distribui kits de alimentação e itens de assistência humanitária

Projeto Talentos do Gueto oferece atividades culturais a crianças

Águas de Camboriú disponibiliza cartilhas digitais do programa Saúde Nota 10 para escolas municipais

Prefeitura de Camboriú abre inscrições para Processo Seletivo para Contador

COMJUV de Balneário Camboriú empossa conselheiros e define nova diretoria

Inclusão de noções de direito nas escolas municipais é debatida com a OAB

Servidor público que recebeu diploma de pós-graduação com atraso será indenizado em Balneário Camboriú

Tereza da Cocada participa de atividade dos vereadores mirins de BC

Balneário Camboriú moderniza sistema rotativo de estacionamento

Plenário aprova dois projetos na sessão desta quarta-feira (09)

Placas de carro perdidas durante as chuvas podem ser recuperadas na Secretaria de Segurança

Secretaria de Saúde alerta sobre falta em consultas agendadas

Bairro dos Municípios registra pontos de alagamento