Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

UniAvan desenvolve máscaras de proteção contra o Coronavírus utilizando impressora 3D

O Centro Universitário Avantis – UniAvan está desenvolvendo máscaras de proteção respiratória no modelo “Face Shield”, utilizando a impressão digital em 3D. O material será doado para instituições e profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus (Covid-19), que precisam de uma proteção reforçada. O primeiro protótipo do equipamento foi confeccionado pelos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica no fim de março. Ao todo serão produzidas  mais de 100 máscaras. A ação conta com a supervisão do Gerente de Inovação Cassiano Canheti, do Prof. do curso de Engenharia Mecânica Dr. Júlio Cesar Berndsen e a participação da Prof. Drª Sabrina Weiss Sties, Coordenadora do Curso de Fisioterapia.
Para a confecção das máscaras foram utilizados três materiais básicos, sendo eles: suportes pela impressora 3D utilizando polímero láctico (PLA), o visor de acetato transparente cortado na CNC Laser e o elástico de 10 mm para fixar a máscara na cabeça do usuário. O acetato utilizado no desenvolvimento das máscaras foi doado, inicialmente, pela empresa Gayplas, do município de Itajaí e depois adquirido com recursos da instituição. Segundo o Gerente de Inovação, Cassiano Canheti, o projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que também está realizando a confecção dos produtos. “O Inova UniAvan montou um guia para construção da máscara com base nos estudos da UFSC, contendo blue prints”, explicou.
De acordo com o Professor do Curso de Engenharia Mecânica, Dr. Julio Cesar Berndsen, o protótipo construído é regulamentado pela Anvisa e já está sendo produzido em diversas cidades do Brasil. “A Engenharia Mecânica da Uniavan trabalhou em produzir o melhor protótipo possível levando em consideração as condições encontradas no município e região, para assim ajudar ao máximo os profissionais da saúde na luta contra o Covid-19. Cada máscara leva em torno de 5 horas para ser produzida e nós iremos realizar estudos para aumentar essa produção”, destaca.
Para a Prof. Drª Sabrina Weiss Sties, o projeto foi pensado devido à escassez e a grande demanda dos profissionais. “No mercado existem diversos tipos de máscaras e a parte do visor é muito dura e machuca o rosto dos profissionais que estão com carga excessiva de trabalho nas UTIs dos hospitais da região. Por isso, entrei em contato com o Prof. Júlio para confeccionarmos uma máscara mais flexível, que não agrida os usuários e contribua com este trabalho”, finaliza.

Legenda das fotos:  Cassiano Canheti, Gerente de Inovação e Andrei Schmitz, acadêmico de Engenharia Mecânica, com as máscaras de proteção. Crédito: Alan Vignoli

 Máscaras de proteção respiratória no modelo “Face Shield”. Crédito: Alan Vignoli

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição