Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Unidades realizam ações voltadas para a saúde do homem em Balneario Camboriu

A Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio de unidades básicas e especializadas, realizará ações voltadas à saúde do homem durante todo o próximo mês em alusão ao “Novembro Azul”. Com cronograma pré-estipulado, as equipes da rede ofertarão atividades de conscientização e prevenção, principalmente quanto ao câncer de próstata. Os atendimentos visam alertar os munícipes e impulsionar o hábito da procura pelos serviços.

No dia 19, a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nova Esperança ofertará consultas com médico clínico-geral aos moradores que não conseguem frequentar o “posto”. Dez atendimentos serão disponibilizados durante a manhã, outros dez no período da tarde, e a demanda será organizada a partir da observação das agentes comunitárias de saúde da unidade. Testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C também serão realizados no local.

Os profissionais da ESF da Barra, no mesmo dia, executarão uma ação similar, acrescida apenas de uma palestra sobre o câncer e cuidados necessários para a saúde do homem. As equipes dos Estados, do Ariribá, dos Municípios, do Central (Posto da 1500) e do Centro de Atenção à Saúde (CAS) das Nações divulgarão seus cronogramas ao longo do mês.

No dia 25, o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) disponibilizará consultas com urologista à munícipes presentes na fila de espera da especialidade. Estima-se que 40 consultas sejam realizadas, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Cafés da manhã e da tarde também serão cedidos, em meio a conversas com profissionais.

Sueli Maçaneiro, coordenadora da unidade, comenta que esse é o momento correto para execução desse contato entre a saúde pública e o homem, já que esse não procura pelos serviços ofertados. “O homem não cuida da própria saúde, as estatísticas nacionais comprovam isso. A realidade é que ele não faz exame e só procura o médico quando o problema já está instalado”, pontua.

Mais informações na Secretaria de Saúde e Saneamento, pelo telefone (47) 3261-6200.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina