Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Uninter reúne mais de 350 pesquisadores de todo o Brasil

Uninter reúne mais de 350 pesquisadores de todo o Brasil

XIII ENFOC aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, no Campuz Garcez da instituição educacional

 

O Centro Universitário Internacional Uninter reuniu mais de 350 pesquisadores de todo o país no XIII ENFOC – Encontro de Iniciação Científica, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, em Curitiba. Alunos e professores de diversas áreas e instituições apresentaram trabalhos, promoveram debates e realizaram mesas-redondas, com o objetivo de incentivar a formação científica no Brasil. Dados do Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) mostram que até 2016 o Brasil tinha quase 200 mil pesquisadores, 11% a mais do que em 2014.

 

A coordenadora do evento e da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Luciane Dominschek, confirma essa evolução. “Um encontro nacional e de grande porte como este mostra que há um interesse crescente na área da pesquisa. O nosso papel, como instituição de ensino, é incentivar e ressaltar a importância da ciência na vida acadêmica”, afirma.

 

O público presente, compartilhou da mesma opinião. “Eventos como este devem se tornar prioridade dentro das instituições, para que possamos expor e dialogar sobre questões latentes dentro dos cursos de graduação. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da nação e para a construção de uma sociedade mais justa”, relata Márcia Marlene Stentzler, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória. Ela foi uma das palestrantes do ENFOC, com o tema “A Pesquisa como Espaço de Formação – O PIBID e Iniciação Científica”.

 

Dos 350 participantes, 250 se reuniram em Curitiba, no campus Garcez da Uninter. Os outros 100 pesquisadores, de estados como Amazonas e Rio de Janeiro, participaram do evento remotamente, por meio de transmissões ao vivo pela internet. “A tecnologia é uma grande aliada na construção e compartilhamento do conhecimento. O ensino a distância tem mudado a educação do Brasil e temos orgulho em fazer parte dessa história”, explica Desiré.

 

As soluções tecnológicas na educação foi um dos assuntos de destaque no evento. “Precisamos pensar a tecnologia não apenas como um recurso a ser aplicado no ensino, mas fazer dela uma possibilidade de produzir aprendizado”, explica Joana Romanowiski, professora da Uninter na área de Educação.

 

Além das apresentações e debates, aconteceram mesas-redondas e workshops que abordaram temas como a importância da pesquisa na formação de professores, boas práticas no ensino a distância, desafios e possibilidades da pesquisa acadêmica no mestrado, pesquisas na área de unidades de conservação ambiental, astronomia indígena e ferramentas educacionais digitais.

 

Sobre a Uninter

A Uninter é o maior Centro Universitário do país, com mais de 190 mil alunos, e o segundo maior em Educação a Distância (EAD). Possui mais de 500 polos de apoio presencial em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, 42 cursos de graduação e 73 de pós-graduação. Em 21 anos de atuação, mais de 400 mil alunos se formaram na instituição.

Posts Relacionados

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios