Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Univali coordenará projeto de monitoramento da pesca em SC

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Petrobras, formalizam, no dia 5 de julho, às 14h30, no Auditório 1, do bloco E1, no Campus da Universidade, em Itajaí, contrato de parceria para a execução do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC), que integra os esforços para a avaliação da interferência entre as atividades pesqueiras e as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da área do pré-sal da Bacia de Santos.

A execução do projeto é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O contrato foi assinado no dia 24 de abril e as atividades de monitoramento terão início no dia 1º de agosto.

Com o acordo, a Univali será responsável pelo monitoramento da atividade pesqueira em cada um dos 36 municípios litorâneos catarinenses abrangendo a totalidade dos aspectos sociais, econômicos, de infraestrutura e de produção da pesca industrial e artesanal necessários para a caracterização e diagnóstico das relações entre a pesca e exploração e produção de petróleo no mar.

Para Paulo Ricardo Pezzuto, coordenador do levantamento, o estudo permitirá conhecer, definitivamente, o universo da pesca no Estado: “Na área da pesca artesanal, por exemplo, estima-se que sejam capturadas de seis a oito mil toneladas por ano no nosso Estado. Acreditamos que esse número seja muito maior, assim como seu impacto na economia. O conhecimento dessas estatísticas é importante para a sobrevivência do próprio setor”, aponta.

O projeto terá a duração de 30 meses. Para a operacionalização das atividades foram alocados 13 profissionais da Universidade, entre professores, pesquisadores e técnicos, e outros 30 foram contratados. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento e alimentação de um sistema de informações sobre a atividade pesqueira no Estado.

SETOR COORDENA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NA UNIVERSIDADE
Além do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC), a Coordenadoria de Projetos e Prestação de Serviços da Univali mantém diversos projetos de prestação de serviço em execução quem geram empregos, oportunidades de bolsas e estágios e subsídios para pesquisas dentro da instituição.

A coordenadora de Projetos e Prestação de Serviços, Janaina Lorenzi Tomio aponta benefícios aos contratantes do serviço que buscam a Univali como parceira: “Aqui o cliente tem a possibilidade de interagir com uma instituição renomada, com excelentes pesquisadores e uma boa relação entre custo e benefícios nos serviços prestados”, resume.

O portfólio de serviços oferecidos pela Univali pode ser conferido, na internet, no endereço www.univali.br/servicos.

Outras informações: (47) 3341-7714, com Paulo Ricardo Pezzuto, coordenador do projeto.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê