Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Universitários indígenas fundam associação para defender Educação de Qualidade

Universitários indígenas fundam associação para defender Educação de Qualidade

Universitários indígenas fundaram recentemente a AEIUFSC (Associação dos Estudantes Indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC). O objetivo é defender uma educação de qualidade e respeito a todos os direitos dos povos nativos.

Em 7 de dezembro último, a diretoria dessa nova associação foi recebida em audiência pelo reitor da UFSC, Dr. Ulbado Balthazar. Na ocasião, estiveram estavam presentes os representantes do SAAD – (Secretarias de Ações Afirmativas e Diversidade) representada pelo professor Dr. Marcelo Tragtenberg, Pro-reitoria – PRAE, representado pelo professor Dr.Pedro Manique Barreto e coordenadora do curso de Medicina, professora Dra Simone Van De Sande Lee.

“Foram apresentadas nossa cultura, costumes e tradições indígenas. Logo após, foi entregue em mão um documento assinado pelas nossas lideranças tradicionais (indígena), o  qual foi reforçada pela AEIUFSC o pedido das lideranças da Terra Indígena. O primeiro diálogo com o Reitor nos deu esperança que haverá continuidade a ideia  e projetos do nosso saudoso e eterno professor Dr. Luiz Carlos Cancellier na  UFSC e assim tornar se uma universidade realmente diversificada com os povos indígenas cada vez mais presentes, ocupando seus espaços, dentro e fora da academia”, observou Carl Liwies Gakran, indígena do povo Xokleng/ Laklãnõ, de Santa Catarina, presidente da AEIUFSC. Carl Liwies é graduando do curso de medicina da UFC.

“Queremos compartilhar essa notícia com indígenas e não indígenas, apoiadores da causa da mãe Terra, que hoje se inicia um novo ciclo da AEIUFSC, a qual formalizou com nosso Reitor,  parceria e um diálogo recíproco, onde obtivemos êxitos, pois o que buscamos é o equilíbrio entre dois mundos, o mundo indígena e o mundo não indígena (Zug, Juruá, Karaiwá, fog)”, observa Carl Liwies.

“Acredita-se que no futuro próximo os novos estudantes indígenas, possam saber que a AEIUFSC foi e sempre estará buscando o melhor para o bem viver dos estudantes indígenas do Brasil. Palavra do Reitor: ‘Que bom que vocês se organizaram, que foi feito a Associação, pois no mundo do branco uma pessoa sozinho não tem força e vocês estão no caminho certo por estarem se organizando, podem contar comigo’. O Reitor é agora nosso Vágdjó”, salienta o presidente da associação.

 

DIRETORIA

Carl Liwis Gakran (Presidente)- Povo Xokleng.

Fábio Karaí (Vice Presidente)- Povo Guarani Mbyá.

Os demais membros da diretora fazem parte de cinco povos indígenas: 1) Kaingang, 2)  Sateré Mawé, 3) Munduruku, 4) Parintintin e 5) Fulniô.

 

CONTATOS

Contatos pelo e-mail: aeiufsc@gmail.com ou pelo fone (48) 9-9820-9414

 

LEMA

“Nós estudantes indígenas resistimos, juntos somos mais fortes”. Este é o lema da associação.

“Que Nhanderú o guie pelo caminho da sabedoria sempre, obrigado!”  Estas foram as palavras do conselheiro da entidade, Sérgio Karaí, do povo Guarani Mbyá.

Para quem não sabe, “Nhande Rú Etê” é o Deus Supremo da religião guarani.

Mais detalhes sobre Nhanderú Etê ( “Nosso Pai Verdadeiro”), leia o seguinte artigo:

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê