Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Unoesc Chapecó promove palestra com Leandro Karnal

Unoesc Chapecó promove palestra com Leandro Karnal

Chapecó recebe um dos maiores palestrantes do Brasil na atualidade. O historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais mais influentes da atualidade, estará no IV Seminário de Desenvolvimento de Lideranças promovido pelo quarto ano consecutivo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em parceria com o Centro de Gestão e Empreendedorismo (CGE) e o Colégio Marista São Francisco. O evento está programado para o dia 20 de junho, às 19 horas, no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes e terá como temática a “Liderança no mundo líquido”.

Leandro Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996, graduado em História pela UNISINOS e Doutor em História Social pela USP. Pesquisou no México, na França e na Espanha. Sua formação inclui História Cultural, Antropologia e Filosofia.

É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012) e história das ideias, como Pecar e Perdoar (Nova Fronteira, 2015).

É membro do conselho editorial de várias publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História) e outras. É parecerista dos órgãos de pesquisa acadêmica Fapesp e CNPq e foi membro da comissão do MEC de validação dos cursos de História de todo o país.

Atuou como coordenador de projetos de implantação do ensino de Filosofia e ensino religioso na rede pública de São Paulo e é colaborador do jornal Folha de S. Paulo. O Estado de São Paulo, Zero Hora e revista História Viva, entre muitas outras.

O historiador considera que o líder é portador tradicional de duas características clássicas: carisma e poder. “Incialmente um líder centralizador, que dirigia e indicava a subalternos as ações, que seguiam seu roteiro. O mundo contemporâneo transformou este conceito, de centralizador ele passou a ser parte do processo de ação. O subalterno deu lugar a equipes e a hierarquia como valor em si deu lugar à cooperação com sinergia”, observa.

De acordo com Karnal, sustentabilidade passou a ser fundamental: manutenção de recursos, viabilidade psicológica dentro das organizações, continuidade de projetos sem destruição das partes envolvidas. “Uma liderança que potencializa e que não anula, que possibilita e não substitui e que, acima de tudo, inicia um processo que apresenta continuidade para a organização, para a sociedade e para o meio ambiente”, complementa.

De acordo com o diretor de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, a palestra apresenta um novo conceito de estratégia e liderança do mundo contemporâneo. “Buscamos trazer um grande nome no cenário nacional para debater o assunto. A intenção é motivar potenciais lideranças chapecoenses”, pontua.

INSCRIÇÕES

         As inscrições estão abertas através do site www.unoesc.edu.br e outras informações podem ser obtidas no telefone (49) 3319-2637. As vagas são limitadas e os ingressos promocionais podem ser adquiridos até o dia 10 de maio no valor de R$ 70,00. Após essa data o valor será de R$ 100,00.

         APOIO

O evento tem               apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, ACIC, ACIP, ALFA, CDL, FTD, IFSC, MB Comunicação, PEIEX, SICOM, SICREDI, SOMASUL, SESI, SICOOB E UDESC

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu