Uso de apps para acompanhamento da saúde cresce entre os brasileiros
Entre 2013 e 2015, número de usuários desse tipo de tecnologia saltou de 16% para 32% em todo o mundo. Empresas do segmento apostam em soluções para facilitar acesso de clientes a informações e atendimento
Passar boa parte do dia conectado já é a realidade da maioria dos brasileiros. Uma pesquisa do instituto de estatísticas Statista mostrou que a média de uso da internet no celular já ultrapassa as quatro horas diárias no país. E entre os acessos, os aplicativos ganham cada vez mais espaço, especialmente os voltados a saúde. Entre 2013 e 2016, o percentual de pessoas em todo o mundo que usam esse tipo de plataforma subiu de 16% para 25%.
Os dados revelam que a preocupação com o bem-estar não está só mudando a rotina dos usuários, mas também criando novos nichos de atuação dentro da área de saúde. Oferecer aplicativos que facilitem o acesso a dados relacionados à empresa fornecedora de serviços na área, além e fácil acesso a dicas para se manter saudável está virando tendência.
Foi isso o que motivou a Total Saúde, empresa de cartão de benefícios para o setor, a lançar o app Total Saúde 24h. Na plataforma, os clientes podem conferir desde dicas sobre como manter uma rotina que favoreça o bem-estar até realizar vídeo-chamadas com enfermeiras. “Percebemos que é uma oferta que chama muito a atenção dos usuários. Ao invés de ir direto para um pronto atendimento, eles podem falar diretamente com nosso SAC de enfermagem, que irá orientá-los sobre a melhor conduta, de acordo com os sintomas relatados. A facilidade garante agilidade de retorno para que a pessoa possa tomar uma atitude assertiva”, diz Guilherme Schneider, gerente operacional da marca.
Dicas de nutrição e acompanhamento gestacional
Saber tudo sobre o desenvolvimento do bebê é um desejo frequente de gestantes. Para elas a Total Saúde criou o Alô Mamãe, que traz diversas informações sobre o universo materno. “Nessa plataforma, além as grávidas, as mães de crianças menores encontram apoio na resolução de dúvidas sobre doenças comuns na infância, por exemplo. Outro destaque é que há um serviço proativo dentro da plataforma. Uma central especializada, composta por médicos, nutricionistas e enfermeiros, que liga para as mães e gestantes cadastradas a fim de realizar um acompanhamento da gestação e saúde da criança até os dois anos de idade ”, explica.
Os apps com dicas de nutrição também fazem sucesso entre os brasileiros. São centenas de opções, que vão desde aqueles que lembram o usuário de tomar água, até os que controlam cardápio. Na Total Saúde, o NutriCall traz informações sobre a área, com dicas de nutricionistas, que também podem resolver dúvidas através de chamadas de voz. “Oferecer novas plataformas de atendimento é uma realidade do nosso setor e levamos em consideração essa tendência ao criar nossos canais de relacionamento, o feedback dos usuários é bastante positivos e temos certeza de que as informações são de qualidade”, conclui Guilherme.