Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Uso de tecnologias pelo Semasa será apresentado em congresso global sobre saneamento

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista Victor Silvestre, foi convidado pela London Business Conferences Group, do Reino Unido, para ser um dos palestrantes do Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021 (Global Water Artificial Intelligence Data Usage Innovation Congress 2021). O profissional será o único representante do Brasil no evento, a ser realizado nos dias 27 e 28 de abril. A palestra, ministrada em inglês, terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. Em função das medidas de restrição da pandemia, o evento ocorrerá on-line.

Além de Itajaí, representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma escocesa, já estão confirmados como palestrantes.

Os conferencistas mostrarão experiências no uso de tecnologia de dados e inteligência artificial na gestão e operação de sistemas de distribuição de água.  A temática abordada pelo engenheiro do Semasa está relacionada com as formas de maximizar os dados através da tecnologia, para gerenciar a rede de abastecimento.

“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento de água, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra óptica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.

O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento a distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.

Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso o Semasa consegue agir mais rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.

Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa Silvestre.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana