Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Uso racional de água e obras de ampliação da rede ajudam a evitar problemas no abastecimento em Balneario Camboriu

Uso racional de água e obras de ampliação da rede ajudam a evitar problemas no abastecimento em Balneario Camboriu

Com o maior fluxo de visitantes em Balneário Camboriú durante a temporada de verão, o consumo de água na cidade aumenta mais de 30%. Para manter o abastecimento para os moradores e turistas, várias medidas estão sendo executadas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Mesmo assim, a empresa recomenda à população que use de forma consciente a água.

Em dezembro, a Autarquia Municipal entregou o novo Reservatório de Água 2 (R2), localizado na Estrada Geral do Barranco, que abastece todos os bairros da Região Sul e uma parte do Centro. O novo modelo ampliou a sua capacidade de 2,5 milhões de litros para 2,8 milhões de litros. A cidade possui também mais dois reservatórios, um na Rua Aqueduto e outro na Rua Venezuela, e outros dois que ainda não entraram em funcionamento nas Praias de Laranjeiras e Estaleiro. Ao todo, Balneário Camboriú consegue armazenar 15,5 milhões de litros de água.

“Em Laranjeiras o reservatório já foi instalado e nossa previsão é de que comece a operar em fevereiro. Nos próximos meses vamos instalar outro no Bairro Estaleiro, para abastecer a região das Praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho”, comentou o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke.

Aliado a isso, a EMASA deve concluir em março as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que vai aumentar de 670 para aproximadamente 1.000 litros por segundo a capacidade da estação, podendo chegar até 1.200 l/s. Também está sendo concluída na ETA um novo reservatório, que aumentará em 3,4 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água.

Também foi assinado em dezembro de 2017, uma Carta Compromisso pelos prefeitos de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira e Camboriú, Élcio Kuhnen, que estabelece diretrizes para criação de consórcio público entre os dois Municípios para a implantação e administração de um Parque Inundável multiuso, com objetivo de regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas. A proposta foi do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

A EMASA será responsável pelo projeto do Parque Inundável, que terá capacidade para armazenar de 2 a 3 bilhões de litros de água bruta, para serem usadas quando necessário. O Parque deverá ficar pronto até o segundo semestre de 2018 e a partir daí, serão avaliadas e definidas as áreas que ele abrangerá em sua implantação.

Na medição desta segunda-feira (08), o Rio Camboriú está com 1,35 m e vazão de 646 litros por segundo, o que é considerado bom. Mas, a população pode contribuir para que não falte água na cidade, principalmente durante períodos de estiagem. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água.

Confira algumas dicas para economizar:

– Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH