Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

V Fórum MICE reúne mais de 100 pessoas: evento discutiu o futuro do turismo de negócios e eventos em Balneário Camboriú

Durante toda a terça-feira (14) um público formado por mais de 100 pessoas participou do V Fórum MICE, evento organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e que aconteceu no ExpocentroBC Júlio Tedesco, onde foi discutido o futuro do turismo de eventos e negócios na cidade, reunindo os mais diversos players, inclusive com a presença da Embratur e do Governo do Estado de Santa Catarina.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, foi o responsável pela palestra de abertura do evento, onde falou sobre as potencialidades da cidade e ainda contou que a esperada reurbanização da Avenida Atlântica inicia nesta semana – nesta quinta-feira (16), por um trecho na Barra Sul. Ele opinou ainda sobre a importância do turismo de eventos para a cidade, pontuando que o município busca atrair mais investidores e potencializar o segmento. “O Convention sempre está na frente, porque não há nada melhor do que você congregar experiências, atores; e essa sinergia de troca de conhecimento, de expectativas, de aprimoramento, faz com que o destino cada vez mais seja aprimorado. Então aqui estão as cadeias de A a Z do segmento do turismo MICE, e isso para nós é muito importante”, afirmou.

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, também participou do V Fórum MICE, e salientou que o turismo de negócios, oportunidades, reuniões e corporativo vem crescendo bastante e que Santa Catarina vem se preparando para ‘abraçar’ cada vez mais o segmento, com uma estrutura hoje que não possuíam há alguns anos, tanto no setor hoteleiro, para pequenos e médios congressos e reuniões e eventos corporativos, como ainda com o ExpocentroBC Júlio Tedesco, que é o maior Centro de Eventos do Sul do país. “Balneário Camboriú tem uma rede hoteleira excelente, trazendo uma experiência, e é um município seguro – para o turismo MICE isso é muito importante, o pessoal tem que ter uma experiência segura. A nossa localização também é privilegiada, estamos aí perto dos maiores emissores do turismo de negócios e entre dois aeroportos. O Nordeste trabalhou muito bem essa relação [com o turismo MICE] e Santa Catarina vem trabalhando nesses últimos anos – a ideia do governo é justamente essa, através da secretaria, segmentar as oportunidades de promoção. Nós vamos no próximo ano trabalhar ainda mais forte nisso, promovendo esse mercado tão importante”, informou.

O trade de Balneário Camboriú sonhava com o Centro de Eventos há mais de 20 anos e ter o equipamento para potencializar o turismo MICE é uma realidade ‘fantástica’, como cita a presidente do BC Convention, Andrezza Negrini. “Nós estamos aprendendo o que é o mercado MICE em Balneário Camboriú, vejo que isso está totalmente ligado com a capacitação de toda a nossa cadeia do turismo para bem receber esses turistas e eventos. Não é porque temos hoje um Centro de Eventos em Balneário Camboriú que as coisas vão funcionar automaticamente, exige capacitação, e foi muito interessante perceber isso no Fórum MICE, para que as pessoas pudessem compreender o que é esse mercado, que é muito técnico, minucioso e por vezes demorado. Um evento começa a ser captado hoje para ter um resultado, no mínimo, daqui dois anos, mas é um investimento que tem que ser feito e esse Fórum trouxe oportunidade para todos pudessem compreender como é o processo e a importância do segmento”, afirmou.

A Embratur também marcou presença no evento, representada por Vaniza Schuler, que é Gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da pasta. Ela palestrou no V Fórum MICE, onde dividiu experiências e destacou o quanto o turismo de eventos e negócios é necessário e precisa ser mais incentivado, mostrando que mesmo movimentando muito a economia o segmento ainda não é visto como ‘turismo’, porque por ‘existir’ normalmente de domingo à quinta-feira os turistas acabam sendo ‘invisíveis’. “Eu vejo que é fundamental que existam iniciativas similares ao Fórum MICE de Balneário Camboriú. Todas as iniciativas que somam são fundamentais, principalmente em destinos que são destinos de referência, como Balneário, que é consolidada no Sol & Mar e busca reforçar agora o destino de negócios, que vem como uma boa solução para a sazonalidade, reforçando a economia”, pontuou.

Como citado pelos players, o ExpocentroBC, anfitrião do evento, é o grande ‘pilar’ que reforça Balneário Camboriú e região como destino MICE, já que com sua estrutura pode receber os mais diversos tipos de evento. A gerente comercial do empreendimento Cristine Fabris, disse que a importância do V Fórum Mice para Balneário Camboriú e para o Expocentro reside no fato de que este é um evento onde faz-se uma devolutiva da evolução que o Centro de Eventos e a cidade tiveram da última edição, realizada em 2022, para hoje. “Em 2022 abrimos as portas do Expocentro, estávamos com uma série de expectativas,  imaginando o que viria pela frente. Sabíamos que ia funcionar porque o equipamento é fantástico e porque já existia uma gama de serviços que atenderiam as necessidades do Expocentro, mas o V Fórum Mice vem coroar esse caminho de êxito tanto do Expocentro quanto da cidade de Balneário Camboriú, além de trazer grandes nomes do Brasil que trabalham o segmento MICE e que vem nos engrandecer e enriquecer com suas experiências”, explicou.

O V Fórum MICE foi realizado pelo BC Convention, com apoio do ExpocentroBC Júlio Tedesco, Aventura Jurássica, Aventura Pirata, B. Well, Classic Car Show, Costa Verde & Mar, Ecoar Resort, FG Big Wheel, Hotel Plaza Camboriú, Hotel Sibara Flat & Convenções, Litoral Comunicação Visual, Movimenta BC, Oceanic Aquarium, Personalité Eventos, Praservi, Prefeitura de Balneário Camboriú, RB Representações, RRX Eventos, Slaviero Conceptual Brut, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Transportes Executivos, Unedestinos e Parque Unipraias.

Posts Relacionados

Balneário Shopping realiza feira de adoção de Pet, em parceria com a ONG Defesa Animal

Prefeitura de Camboriú irá inaugurar praça em homenagem aos oleiros do município

Morre em Balneário Camboriú, aos 73 Anos, Wandeko Pipoca, o Primeiro Bozo do Brasil

‘Dino Escavação’ – oficina de fósseis gratuita para crianças no Balneário Shopping neste sábado

Arraiá da SHED acontece nesta sexta-feira, com entrada gratuita para quem for a caráter

Escola Lucinira reinaugura ginásio e promove Noite do Pastel em Camboriú

Grandes nomes da logística nacional debatem o futuro do setor na Logistique 2024

Águas de Camboriú leva comitiva da prefeitura e Câmara de Vereadores para conhecer Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Francisco do Sul

Projeto Qualifica Camboriú ainda tem vagas abertas para cursos em parceria com o SENAI

Prefeitura de Camboriú irá realizar novo mutirão de castração; veja como se cadastrar