Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Vacina contra febre amarela é ofertada nas Unidades Básicas e no Trailer de Saúde

Vacina contra febre amarela é ofertada nas Unidades Básicas e no Trailer de Saúde

Balneário Camboriú está livre da Febre Amarela, mas desde o segundo semestre de 2018, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a região Sul do país é Área de Recomendação para Vacinação (ACRV). As vacinas estão disponíveis em todo município nas Unidades de Saúde, desde o começo de dezembro, e agora, também há vacinação no Trailer de Saúde, localizado na Praça Tamandaré. A vacina é recomendada para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos, atendendo recomendação do Ministério da Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado.

A intensificação na oferta da vacina é para reforçar a proteção dos moradores e turistas, prevenindo a circulação do vírus. A procura da vacina pela população, no entanto, está sendo menor que o esperado.  Até o momento, cerca de 703 doses foram aplicadas no município, mas há uma estimativa de 87.000 pessoas para serem vacinas somente em Balneário Camboriú.

É de extrema importância os cuidados para a não circulação do vírus na cidade, principalmente na época de temporada. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Diogo, é preciso haja uma maior consciência de prevenção por parte da população. “A vacina é dose única, gratuita, está disponível em toda a cidade. O assunto é sério, a doença traz consequências e a vacina é a única forma de se prevenir”, alerta.

Dentre as ações para a ampliação da cobertura vacinal está a oferta, de segunda a sexta-feira, das vacinas de febre amarela e de sarampo, no Trailer da Saúde, na Praça Almirante Tamandaré, além de postagens no Facebook, Instagran e WhatsApp.

A Febre Amarela é transmitida por um mosquito vetor e é uma doença infecciosa grave, na qual os sintomas são repentinos, implicando maiores cuidados de precaução. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a Febre Amarela é o único meio de prevenção da doença, mostrando eficácia acima de até 99% para os vacinados.

Não devem tomar a vacina:

-Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias.
Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas).

– Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe).

-Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia.

– Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina.

– Pessoas com reação alérgica grave ao ovo.

– Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

Dúvidas e informações sobre o horário de funcionamento das Salas de Vacinação no Departamento de Vigilância de Epidemiológica pelo telefone (47) 3363-4170.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú