Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes

Vacina contra gripe influenza esta disponível para toda população em Itajaí

Vacina contra gripe influenza esta disponível para toda população em Itajaí

A partir de segunda-feira (03) toda população poderá se vacinar contra a gripe influenza. As unidades de saúde do município disponibilizarão a vacina durante o horário comercial até finalizar o estoque. Para se imunizar, é importante apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

A sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), abrirá das 19h às 21h somente até esta sexta-feira (31), em função do último dia de vacinação para os grupos prioritários.

Dentre os grupos prioritários estão: idosos acima de 60 anos; crianças de seis meses até menores de seis anos; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias); professores; trabalhadores de saúde; doentes crônicos e policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Casos de influenza

Em 2019, Itajaí registrou três casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus influenza. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE-SC), dos 66 casos confirmados como influenza em Santa Catarina, 41 deles apresentaram algum fator de risco associado, reforçando a importância da vacinação dos grupos prioritários: 48,8% são idosos acima de 60 anos, 29,3% são portadores de doenças crônicas, 12,2% são obesos e 9,8% crianças menores de dois anos.

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais do município.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana