Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vacinação contra a Influenza entra na segunda etapa

Vacinação contra a Influenza entra na segunda etapa

Nesta segunda-feira (22), iniciou a segunda fase da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha seguirá até o dia 31 de maio e, até semana passada, imunizou 1220 pessoas em Balneário Camboriú. A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos públicos-alvo da vacina.

“A meta de vacinação em Balneário Camboriú é de cerca de 33 mil pessoas que estão nos grupos de risco. Por essa razão, convidamos todas as pessoas que estão inseridas nesses grupos e ainda não se vacinaram para comparecer na unidade de saúde mais próxima e receberem a sua dose. É importante lembrar que as unidades da Barra, Vila Real, CAS Nações e Ariribá, têm horário estendido, vacinação até as 21h30”, comentou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo.

A partir de agora, o foco será em todos os grupos considerados prioritários para receber a dose, como profissionais da saúde, professores, povos indígenas, idosos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Até o dia 19, a preferência era a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas; esses grupos ainda podem tomar a vacina gratuitamente.

Sobre a influenza*

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.

O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.

Os vírus influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão.

A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Os sinais e sintomas, em geral, são:

Febre alta
Calafrios
Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
Dor de cabeça
Dor de garganta
Cansaço
Dor muscular
Coriza

*Fonte: DIVE/SC

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição