Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vacinação contra a Influenza entra na segunda etapa

Vacinação contra a Influenza entra na segunda etapa

Nesta segunda-feira (22), iniciou a segunda fase da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha seguirá até o dia 31 de maio e, até semana passada, imunizou 1220 pessoas em Balneário Camboriú. A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos públicos-alvo da vacina.

“A meta de vacinação em Balneário Camboriú é de cerca de 33 mil pessoas que estão nos grupos de risco. Por essa razão, convidamos todas as pessoas que estão inseridas nesses grupos e ainda não se vacinaram para comparecer na unidade de saúde mais próxima e receberem a sua dose. É importante lembrar que as unidades da Barra, Vila Real, CAS Nações e Ariribá, têm horário estendido, vacinação até as 21h30”, comentou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo.

A partir de agora, o foco será em todos os grupos considerados prioritários para receber a dose, como profissionais da saúde, professores, povos indígenas, idosos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Até o dia 19, a preferência era a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas; esses grupos ainda podem tomar a vacina gratuitamente.

Sobre a influenza*

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.

O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.

Os vírus influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão.

A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Os sinais e sintomas, em geral, são:

Febre alta
Calafrios
Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
Dor de cabeça
Dor de garganta
Cansaço
Dor muscular
Coriza

*Fonte: DIVE/SC

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência