Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vacinação em SC: adolescentes serão vacinados contra a Covid-19 a partir do dia 1º de setembro

A vacinação dos adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19 começa no dia 1º de setembro, logo após finalizada a aplicação da primeira dose na população adulta, com 18 anos ou mais. A estratégia já havia sido autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e será realizada apenas com doses da vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para a faixa etária.

Desta forma, os municípios catarinenses deverão destinar 10% das doses recebidas para vacinar os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% para a aplicação nos demais adolescentes, por faixa etária, sempre de forma decrescente, da maior idade para a menor, conforme o envio das doses pelo Ministério da Saúde.

“Definimos com os municípios que a vacinação dos adolescentes começa no dia 1º de setembro. Estamos conseguindo cumprir a projeção de vacinar os adultos com a primeira dose até final de agosto. É fundamental que todos compareçam no prazo correto para completar a imunização com a segunda dose. Também estamos prontos para iniciar o reforço para os idosos, conforme o envio de doses por parte do Ministério da Saúde”, projetou o governador Carlos Moisés.

“Só foi possível chegar a esse avanço na vacinação por uma política de fato tripartite, onde o Estado trabalhou em conjunto com o Ministério da Saúde e com os municípios. Foi por nossa solicitação que a CIB, que é pactuada com todos os secretários municipais de Saúde, discutiu a vacinação de início imediato para adolescentes com comorbidades. Igualmente, a partir de setembro, todos os adolescentes entre 12 até 17 anos começam a ser vacinados em SC. É um fato histórico e que nos move adiante para um cenário pós-pandêmico”, destacou o secretário André Motta Ribeiro.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destacou a importância da vacinação dos adolescentes. “Para reduzirmos a circulação do vírus no estado precisamos que o maior número de pessoas possível esteja vacinada. Solicitamos que os jovens compareçam aos locais de vacinação, a partir de setembro, e continuem fazendo o uso das medidas preventivas como uso de máscara, higienização das mãos e adotando o distanciamento social”, conclui.

Os critérios para a vacinação deste público foram definidos e pactuados entre estado e municípios na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta terça-feira, 24. A estimativa populacional dos adolescentes de 12 a 17 anos, em Santa Catarina, é de 549.894 pessoas (dados IBGE, 2020).

Dose de reforço

A aplicação de uma dose de reforço para os idosos e pessoas com imunossupressão, com esquema vacinal há mais de 6 meses, também foi pactuada na reunião CIB desta terça. As doses para essa ação serão disponibilizadas a partir do mês de setembro, concomitante a vacinação dos adolescentes no Estado.

Mais detalhes sobre como se dará essa ação serão divulgados pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nos próximos dias, a partir do recebimento de novas doses do Ministério da Saúde.

Posts Relacionados

No Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), Fort Atacadista patrocina mutirão de limpeza em Balneário Camboriú

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km neste sábado (18)

Ri Happy oferece vagas de empregos temporárias em Balneário Camboriú

Camboriú fará parte do roteiro de observação de aves da Costa Verde e Mar

BC amplia para 83+ o reforço da vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

BC amplia para 15+ a vacinação contra Covid-19 em adolescentes nesta quinta-feira

Professoras da Rede Municipal lançam livro sobre experiências na alfabetização

Atletismo de Balneário Camboriú recebe homenagem por desempenho internacional

Diminuição de casos graves de Covid-19 permite redução de leitos de UTI

Educação de Balneário Camboriú divulga 31° Chamada do Fila Única

Censo Populacional dos Animais termina dia 27 de setembro

Handebol de Balneário Camboriú vence Etapa Sul da Liga Nacional Cadete

Estão proibidos novos empreendimentos que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí (SC)

Campanha da FEMAMA convoca população a aumentar possibilidades de tratamento de câncer de mama no SUS

Ansiedade atinge 9,3% da população brasileira e traz prejuízos também para crianças e adolescentes

Próteses auditivas discretas e tecnológicas ajudam a derrubar o preconceito contra a surdez

Médico Perito explica detalhes sobre a aposentadoria por invalidez

Conscientização e fiscalização: palavras-chave para diminuir a mortalidade de animais marinhos

Loja da Águas de Camboriú tem novo horário de atendimento ao público

Prefeitura de Camboriú abre inscrições para contratação temporária de operário braçal