Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Vale da Cerveja produz 1 milhão de litros ao mês, 10 vezes mais do que a média nacional per capita

Pesquisa inédita aponta que cidades catarinenses de Blumenau, Indaial, Gaspar, Pomerode e Timbó formam uma região que é referência cervejeira no passado, presente e futuro

Vale da Cerveja produz per capita ao mês o que a média nacional registra ao ano. Este é um dos dados revelados por uma pesquisa inédita realizada pela associação que reúne cervejarias dos municípios catarinenses de Blumenau, Indaial, Gaspar, Pomerode e Timbó. De acordo com o estudo, a média é de 1,84 litros de cerveja artesanal por habitante ao ano no Brasil. Na região, que soma 1 milhão de litros por mês, são mais de 20 litros no mesmo período.

Este é só um dos indicadores que diferencia o Vale da Cerveja. Outro é a diversidade: são 114 rótulos diferentes disponíveis o ano inteiro, em 47 estilos. E boa parte das cervejarias atua ainda com lançamentos sazonais. Estas cervejas já receberam 246 medalhas em concursos nacionais e internacionais.

Para o presidente do Vale da Cerveja, Valmir Zanetti, a pesquisa realizada pela entidade traduz em números o que a atmosfera de valorização da cerveja local já demonstra. “A presença da cerveja como um alicerce econômico e cultural da região é percebida não só pela comunidade local, mas também pelo turista que nos visita. Através desse levantamento, conseguimos mostrar que isso é palpável”, diz.

O volume de 1 milhão de litros por mês é muito simbólico, de acordo com Valmir. “O mercado da cerveja artesanal é coletivo: são dezenas de marcas, que produzem em diversas escalas de volume e que primam pela qualidade – não à toa, 70% das associadas já contam com um sommelier de cervejas para acompanhamento dos seus produtos. Esta litragem e o que ela representa diante da média nacional mostram que o Vale da Cerveja é uma região com diferenciais que ficarão cada vez mais evidentes”, afirma.

A pesquisa foi realizada com 16 cervejarias fundadas entre 2003 e 2020, com coordenação do time de comunicação do Vale da Cerveja, formado pela pen.ag e pela Melz Assessoria.

A Associação Vale da Cerveja foi fundada em 2019, com o objetivo de atuar pelo mercado cervejeiro regional. Integram a entidade as cervejarias Alles Blau, Balbúrdia, Belgard, Berghain, Bierland, Blumenau, Container, Das Bier, Glasvoll, Hersing, My Beer, Omas Haus, Scholer’s, Schornstein, Segredos do Malte e Wunder Bier, além da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

Mais informações em www.instagram.com/valedacervejaoficial.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento