Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Valhalla – Talento e trabalho em prol do Metal

VALHALLA-COM-LOGO

Liderada pela então vocalista e fundadora Andréa Tavares, a banda Valhalla iniciou sua longa e intensa trajetória em meados de 1989/1990. Inicialmente havia uma proposta despretensiosa de juntar amigos para fazer uma banda de Death Metal agressivo e pesado. O passo inicial foi dado quando as irmãs Andréa e Adriana montaram, no final de 1988, uma banda chamada Phobia. Sem registrarem material sonoro e sem se apresentarem ao vivo, a Phobia se extingue com a saída da guitarrista Adriana. Entretanto, o gosto musical e a mesma ideologia uniram Andréa e sua outra irmã, Alessandra Tavares (guitarra), na empreitada de iniciar as atividades da Valhalla, compondo músicas e realizando shows.

No início de 1992 a banda registra oficialmente seu trabalho com a gravação da primeira Demo-tape. Esta gravação traz de volta a irmã Adriana Tavares (guitarra) à formação.

1487251_601423583276163_1588171356_n

 

No intuito de progredir musicalmente, a banda lança em 1994, pelo já extinto selo Sub Way, o LP intitulado “… In The Darkness of Limb”. Esse registro proporcionou um maior reconhecimento na mídia especializada e o respeito do público. Contudo, as constantes mudanças de componentes paralisaram as atividades da Valhalla por algum tempo, tendo o retorno ocorrido em 1999, com novas composições e a realização de alguns shows. Em 2000 ocorre mais uma baixa na formação, quando Andrea (vocalista e fundadora) deixa a banda, ficando por conta das irmãs guitarristas darem continuidade ao trabalho iniciado.

Recrutando novos componentes, as guitarristas conseguem manter a Valhalla na ativa e com a intenção de divulgar as músicas com a nova formação, a banda grava o MCD “For The Might Of Chaos …For The Force Inside”, contendo quatro faixas. Esse MCD proporcionou várias apresentações ao lado de conceituadas bandas do cenário mundial, além de ótimas críticas em zines, sites e revistas. Como resultado, a banda assinou um contrato com a Hellion Records, lançando em 2001 o principal trabalho de sua história, o CD Petrean Self, distribuído em mais de 28 países. Novos convites para shows nacionais e no exterior foram recebidos pela banda, mas a instabilidade na formação impediu que a Valhalla galgasse caminhos internacionais.

Dentre os vários problemas em consolidar a formação, encontrar um baterista que estivesse disposto a levar a Valhalla com seriedade foi, sem dúvida, o maior. Porém, em meados de 2004/2005, Ariadne entra na banda para até hoje ocupar o posto. A Valhalla torna-se então, exclusivamente formada por mulheres, o que nunca foi exatamente a intenção, mas sim, uma consequência de afinidades pessoais.

10930065_839636012788251_4918608321957370476_n
Mesmo com a ausência temporária da guitarrista e fundadora Alessandra, a Valhalla gravou em 2009, três músicas que compõem o MCD Innerstorm, com o objetivo de divulgar a formação da época e também mostrar que a ideia inicial prevalecia: fazer Death Metal.

A falta de comprometimento com o trabalho, com a amizade ou com a proposta, fez com que pessoas entrassem e saíssem da banda, algumas contribuíram agregando algo musicalmente ou construindo laços de amizade.

No entanto, atualmente a Valhalla segue em sua jornada e, alheia aos modismos, a banda se mantém convicta na sua proposta. As adversidades fizeram com que a banda se reorganizasse com o retorno de Alessandra no contrabaixo, que também assume a gravação da guitarra. Por sua vez, Ariadne passou a assumir, também, o vocal.

Valhalla foto Henrique François

Fixando sua formação como um trio, o Valhalla grava em 2014 o poderoso EP “Evil Fills Me” que chamou a atenção de público e crítica pela qualidade musical alcançada pela banda, o que fez com que fosse chamada a participar do DVD “Território Metálico” de 2015 com uma apresentação irretocável projetando a banda de vez ao lugar dos grandes nomes do Metal brasileiro, espaço a que sempre fez jus.

Valhalla é:
Adriana Tavares – (guitarra);
Ariadne Souza – (bateria e vocal);
Alessandra Tavares – (guitarra e baixo).

Discografia:
Valhalla – Demo-tape /1992
” …in the darkness of limb – LP/1994
For The Might Of Chaos … for The Force Inside – MCD /2001
Petrean Self – CD /2002
Innerstorm – MCD /2009
Evil fills me – MCD/2014 e relançado em formato digipack em 2016 (com 3 faixas bônus e DVD).
cover-valhalla

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets