Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Varas do Trabalho de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes retomam atendimento presencial nesta segunda (30)

As varas do trabalho localizadas nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes retomam o atendimento ao público, de forma presencial, na segunda-feira (30). As três jurisdições completaram neste sábado (28) uma semana na faixa laranja de contágio (risco potencial grave), de acordo com o mapa de risco para Covid-19 do Governo do Estado, e por isso devem retomar o atendimento presencial, conforme estabelece o Ato Conjunto 32/2021 do TRT-SC.

Com a atualização do mapa de risco ocorrida no sábado, agora apenas três jurisdições permanecem integralmente em trabalho remoto: Joinville e Jaraguá do Sul, por ainda estarem na faixa vermelha (potencial gravíssimo de contágio), e Xanxerê, que, apesar de ter retornado para a faixa laranja, deve estabilizar pelo menos uma semana nesta situação antes voltar ao atendimento presencial. O mapa é atualizado todo sábado – clicando aqui você pode acompanhar sua evolução. E aqui, você identifica quais municípios compõem cada macrorregião de saúde.

O atendimento presencial deverá ser individualizado e agendado pelo balcão virtual, e-mail, telefone, WhatsApp ou outro meio eletrônico, das 12h às 18h, para evitar aglomerações. O atendimento sem marcação prévia poderá ocorrer, desde que não obstrua os já agendados e seja possível manter o distanciamento necessário. A preferência será dada para devolução ou retirada de documentos armazenados em secretaria.

Há cerca de um ano e meio atuando por via remota, a maioria das unidades da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus retomou o atendimento presencial no dia 23 de agosto. O detalhamento de como essas atividades devem ser realizadas está contido no artigo 11 da Portaria 207/2020, que dispõe sobre a etapa 2 de retorno às atividades presenciais.

Mesmo com o retorno do atendimento presencial, fica mantido o atendimento remoto para todas as varas e secretarias do Tribunal. Atualmente, as unidades dispõem dos seguintes canais de atendimento telepresencial: e-mail, telefone, WhatsApp (algumas unidades) e videochamada (balcão virtual).

Confira abaixo outras importantes mudanças que ocorrem na etapa 2 de retomada:

Audiências e sessões colegiadas

As audiências de instrução ou unas continuarão a se realizar preferencialmente de forma telepresencial, mas poderá haver designação de forma mista ou presencial pelo juiz até o limite semanal de 20% da pauta de instrução/unas. Continuam sendo feitas de forma exclusivamente virtual as audiências iniciais, de conciliação (inclusive Cejuscs) e de mediação pré-processual.

As sessões do Tribunal Pleno, órgãos especializados e câmaras seguem pela via remota, mas poderão ser realizadas de forma mista a critério do presidente do órgão colegiado.

Quantitativo de servidores

O regime presencial em todas as unidades da área judiciária ou administrativa ocorrerá com a presença de no mínimo um servidor das 12h às 18h, limitada a 40% da lotação. Esse percentual só pode ser excedido por vacinados há mais de 15 dias com a segunda dose ou dose única, que ficam autorizados a retornar ao trabalho presencial.

Diligências externas

Os oficiais de justiça, a exemplo do que já ocorria na etapa 1, podem continuar cumprindo mandados externos com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), mas evitando ir a locais com aglomerações. Sempre que for possível, fica mantida a determinação para que as diligências sejam efetuadas por meios virtuais e eletrônicos disponíveis.

Posts Relacionados

Santander amplia sua presença em Santa Catarina e inaugura novas agências

Diário da Cidade

MPF realiza ação inédita voltada à população em situação de rua em Florianópolis

Sebrae/SC se reúne com produtores de cachaça e banana de Luiz Alves para debater Indicação Geográfica

Vereadores garantem recurso para aplicação em escolinhas esportivas

Em oito meses, IMA realiza 30 operações de fiscalização de produtos perigosos

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Programa do SENAR/SC transforma a vida de mulheres do campo em São Domingos

Deputado Kennedy Nunes apresenta ao Ministério da Saúde proposta de incluir a cirurgia de correção intrauterina na tabela do SUS

STARK realiza curso sobre M&A e Operações de Crédito no Centro de Inovação Blumenau em 6 de outubro

Feira do Empreendedor Digital 2021 do Sebrae está com as inscrições abertas

II Conecta Saúde promove debate sobre segurança do paciente

Diário da Cidade

FFM tem inscrições abertas em cursos voltados a capacitação de executivos e empreendedores

Cooperativas Ailos se unem para preservar o bem-estar e a saúde mental de colaboradores

Santa Catarina zera imposto de medicamentos do kit intubação

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

Warren Investimentos anuncia aquisição da corretora Renascença DTVM

Governo do Estado trabalha para desbloquear rodovias catarinenses

Mercado imobiliário altamente aquecido atrai novas empresas para a região da Costa Esmeralda

Banco para condomínios fundado em SC recebe novo investimento de 6 milhões de reais

Mapeamento do ecossistema de CTI de SC ainda tem temas disponíveis para projetos