Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Veja como foi o primeiro cinema movido a pedal em Florianópolis

Já imaginou assistir a filmes projetados num grande telão graças a energia gerada por pedaladas? Foi a assim a primeira sessão do Cine Pedal, mostra de cinema itinerante que acontece graças às pedaladas do público. O festival está percorrendo cinco cidades brasileiras e no sábado passou por Florianópolis. Neste domingo (29) terá mais uma edição, a partir das 15h, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

 

O friozinho de outono de sábado foi um chamariz para o público, já que as pedaladas ajudam também a espantar o frio. A família Reis, que mora nos Ingleses, foi contribuir na geração de energia. Sophia de apenas oito anos chegou acompanhada dos pais Fabiano e Ivani e foi a primeira a pedalar. O pai diz que ela adora andar de bicicleta.

— Achei muito interessante porque mostra que podemos gerar energia através do esforço. E, ainda melhor, uma energia limpa e barata — disse.

Família Reis saiu do bairro Ingleses para pedalar na Lagoa da ConceiçãoFoto: Cleuse Soares / Divulgação

O vendedor de cocada Airton Bernardino Chaves, morador de Palhoça, também aproveitou a sessão gratuita de cinema para trabalhar e pedalar.

Pedalando e vendendo cocadasFoto: Cleuse Soares / Divulgação

Além da exibição de filme, durante a tarde ocorreram debates sobre mobilidade e inovação com Dionnes Chinelatto, técnico da equipe de ciclismo do Avaí Florianópolise que representou a Federação Catarinense de Ciclismo.

De preto, 80 pessoas participam de performance de dança na Ponta do Coral

— Muitas pessoas criticam a falta de ciclovia, mas a falta de infraestrutura não é o principal impedimento. Falta é a cultura de usar a bicicleta como meio de transporte, por isso que temos que trabalhar com as crianças a importância do respeito no trânsito, tanto para os motoristas quanto para os ciclistas — opinou.

Julio Fernandes, há 30 anos atleta profissional de ciclismo e Triathlon Ironmann, é fundador do Bike Anjo Floripa e membro da Biciletada Floripa. Ele reforçou a importância de se utilizar a bicicleta e que a geração de energia com as pedaladas já é há muito tempo utilizada por ele.

— O sistema dínamo, que utilizamos para gerar energia com as pedaladas, abastece os equipamentos que utilizo, como lanternas e celular. Se as pessoas passarem a utilizar mais esse tipo de energia reduziríamos muito a utilização de baterias — disse.

Foto: Cleuse Soares / Divulgação

Programe-se para domingo

15h – abertura e cadastro de voluntários
15h30min – Oficina de vídeo para crianças
16h – Subida da tela e apresentação de DJ
17h – diálogos com o público: Meio ambiente e sustentabilidade x educação – A importância do papel da educação na conscientização e informação sobre o respeito ao meio ambiente e as práticas sustentáveis.
18h30 – exibição de O Menino e o Mundo – Com direção de Alê Abreu, o filme conta a história de um menino que deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas¿bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Onde: Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina