Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Vereador André Meirinho e Conselho Municipal de Relações Internacionais em ações de cooperação com Sóchi na Rússia

O vereador André Meirinho esteve presente na palestra sobre política externa da Rússia, relações entre Rússia e Brasil e aspectos dos BRICS, ministrada pelo cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yuri Lezgintsev, nesta quarta-feira na Univali em Balneário Camboriú.

Meirinho, acompanhado do Presidente do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas de Balneário Camboriú e Coordenador do Curso de Relações Internacionais da Univali, Prof. Dr. Jorge Hector Morella Junior, bem como de outros professores da Univali, solicitaram ao cônsul-geral e delegação da Rússia, apoio na aproximação de Balneário Camboriú com a cidade de Sóchi como Cidade Irmã de Balneário Camboriú, conforme legislação aprovada em Balneário Camboriú, Lei nº 3917/2016.

O Brasil atualmente exerce a Presidência dos BRICS – grupo de países emergentes composto pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul – e que vai realizar a cúpula entre os países em Brasília em novembro de 2019. É um momento estratégico para parcerias, sendo uma das missões do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas de Balneário Camboriú, criado pela Lei nº 4121/2018. Destaca o Presidente do Conselho Prof. Jorge Hector Morella Júnior.

Meirinho relata que baseado em sua dissertação de mestrado, com objetivo de projeção do turismo de Balneário Camboriú além da América Latina e de cooperação estratégica com cidades que possuem características similares e ainda realizam megaeventos esportivos, foi proposto e aprovado parceria de cidade irmã com Sóchi na Rússia. Que poderá ser uma grande referência para BC que em breve terá um Centro de Eventos de relevância no Sul do Brasil.

“Estas parcerias abrem portas para trocas de experiências, boas práticas, atuação em redes de políticas públicas, cooperação técnica (área econômica, social, ambiental, cultural, educacional, esportiva, entre outras) e financeira (como captação de recursos), comércio exterior, investimento externo direto, transferência de tecnologia, projeção da marca da cidade e do turismo”. Destaca o vereador André Meirinho.

Sóchi, uma cidade resort da Rússia situada no Krai de Krasnodar, cidade litorânea, frente ao mar negro, com população estimada a aproximadamente 400 mil habitantes, conhecida até pouco tempo como destino de férias para os russos, passou a se destacar globalmente pela realização de megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de inverno em 2014 (pois também está próxima às montanhas do Cáucaso) e recebendo etapas da competição de Fórmula 1 desde aquele ano. Além disso, recebeu os jogos da Copa das Confederações da FIFA Rússia 2017 e da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018.

O Estado de Santa Catarina e a Rússia, ao longo do tempo, vêm desenvolvendo diversas parcerias, o que de fato já as colocam na posição de cooperadas. A Escola do Teatro Bolshoi em Joinville é um exemplo, inaugurada em março de 2000, é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia, além disso, o Estado de Santa Catarina figura como grande exportador de carne suína ao país.

A possibilidade de parceria ou cooperação com Sóchi já aprovada na Lei nº 3917/2016 pode posicionar o Município de Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina, como local estratégico em parceria com a Rússia, em um momento em que o Brasil preside e realizará conferência dos BRICS em novembro de 2019.

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira