Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vereador André Meirinho propõe regulamentação de Plebiscito e Referendo em Balneário Camboriú

O vereador André Meirinho protocolou um projeto de lei que regulamenta os institutos do Plebiscito e do Referendo em Balneário Camboriú. O objetivo é que a população possa decidir questões estratégicas e/ou polêmicas que impactam no planejamento e definição do futuro da cidade.

Apesar de previsto na Constituição Federal, a consulta por parte dos municípios depende de Lei Municipal. Com a regulamentação proposta, torna-se possível a realização de plebiscitos e referendos, como já vem sendo realizado em outros países, estados e municípios.

A tendência é que os plebiscitos/referendos ocorram vinculados com as eleições municipais e sejam conduzidos pelo Tribunal Regional Eleitoral para que não gerem custo adicional ao poder público, assim, além de escolher representantes periodicamente a população também pode decidir temas importantes.

O vereador espera contribuições da comunidade sobre a proposta, principalmente no que se refere aos projetos, áreas e leis em que a população deseja ser consultada.

Do que se trata?

O plebiscito e o referendo, previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são institutos em que o povo exerce a soberania popular diretamente, o que é fundamental quando se busca concretizar uma democracia substancial, e não meramente formal baseada somente no voto, contribuindo para a construção de uma democracia participativa e superação da crise da democracia representativa.

Qual a diferença entre plebiscito e o referendo.

Ambos são utilizados como formas de consulta popular. A principal diferença entre eles é o momento em que acontecem. O plebiscito é realizado antes que seja tomada a decisão e o referendo acontece depois disso, quando já existe um ato legislativo ou administrativo. Nesse caso, os cidadãos são consultados para opinar se concordam ou discordam da proposta que já existe.

Essa forma de participação popular nas decisões é chamada de democracia  participativa e permite saber a decisão de toda a população sobre um projeto ou proposta que terá consequências na vida de todos os cidadãos.

Com a aprovação desse Projeto, os cidadãos balneocamboriuenses poderão participar de forma mais ativa nas decisões do futuro da cidade.

Projeto de Lei > http://bit.ly/2TmjxhE

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição