Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vereador Gotardo disponibiliza para download relatórios técnicos sobre a fiscalização da EMASA

Dando prosseguimento à fiscalização sobre a situação da água que está sendo despejada pela EMASA no Rio Camboriú, o vereador Lucas Gotardo, do Partido Novo, publicou em seu site alguns dos documentos aos quais teve acesso. Trata-se de uma ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, vistorias e autuações realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) – órgão estadual responsável pela fiscalização ambiental.

Um dos documentos mais recentes é o relatório do IMA, de início de fevereiro. Ele conclui que “a questão operacional da ETE apresenta problemas ainda mais graves do que aqueles observados em abril/2021”, deixando claro que a situação não é novidade para os envolvidos.

Entre os principais problemas apontados no relatório do IMA estão: decantador 01 com problemas operacionais; e a principal etapa do tratamento (tanque aerado) apresentando zonas anaeróbias e liberando biogás, ambos os problemas contribuindo para o fedor que polui o entorno; além do colapso de impermeabilização do tanque aerado.

Em agosto de 2021, o MPSC já havia ingressado com uma ação civil pública para que a EMASA realizasse as melhorias necessárias para cessar os danos ambientais. Como o relatório do IMA de fevereiro de 2022 demonstrou agravamento da situação, o MPSC ingressou com uma liminar, solicitando urgência na solução dos problemas.

No pedido de tutela antecipada, protocolado dia 9 de fevereiro, o promotor de justiça Isaac Sabbá Guimarães alerta: “diferentemente do que se cogitou em contestação da requerida EMASA, o quadro da ETE não apenas se encontrava grave ao momento de propositura da ação, como – por mais insólito que pareça – piorou”.

“Tentaram descredibilizar a minha denúncia, a chamando de politiqueira. Aí eu me pergunto, o que há de politiqueiro em uma ação baseada em vistorias técnicas e inúmeras reclamações sobre esse fedor insuportável? Os contribuintes de Balneário Camboriú merecem mais de seus governantes do que desculpas”, declara Lucas Gotardo.

Os documentos estão disponíveis para download em: www.lucasgotardo.com.br/fiscalizometro.

Foto: Arthur Miranda

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros