Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Vereador Marcelo Werner quer obrigatoriedade de exame que observa o coração do bebê ainda na gestação

Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí dessa quinta-feira, dia 1º, por unanimidade, o requerimento nº 143/2021 de autoria do vereador Marcelo Werner (PSC) que solicita a elaboração de uma lei que torna obrigatória a realização de exame ecocardiograma fetal na rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina.

O requerimento tem o objetivo de garantir o direito de realização do exame a todas as gestantes da rede pública estadual durante o período pré-natal. O exame é muito importante, pois o Brasil não conta com hospitais especializados em tratamento de cardiopatia congênita em todas as regiões, além disso, a transferência de bebês por meio do sistema público é lenta e depende de vagas, que nem sempre estão disponíveis. Por isso é imprescindível a detecção precoce ainda na gestação, quando o bebê pode ser transferido “na barriga” da mãe, protegido e de maneira segura.

O Ecocardiograma Fetal vai observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. É um ultrassom bem parecido com os outros já realizados pela gestante, mas, por ele, o médico especialista em cardiologia fetal vai observar especificamente as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado.

“Atualmente esse exame só é feito quando o médico pede. Esperamos que o estado possa se sensibilizar com essa situação para que logo seja criada uma lei que assegure que todas as mães possam fazer o exame, assim, vamos evitar que as crianças tenham complicações e poder planejar o parto, dando mais qualidade de vida a essas crianças”, destaca o vereador.

Link do requerimento na íntegra:

http://www.cvi.sc.gov.br/public/elegis2/pdf/requerimento143_2021.pdf

Posts Relacionados

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares