Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vereadora Anna Carolina apresenta proposta para facilitar doação de medula óssea

Vereadora Anna Carolina apresenta proposta para facilitar doação de medula óssea

A captação de sangue para doação de medula óssea tem sido um desafio no Brasil. Até o ano passado, mais de 1.570 pacientes aguardavam na fila por uma chance de sobreviver através de um transplante. Na contramão dessa necessidade urgente, a captação de amostras para o cadastro de Doadores de Medula Óssea tem sido cada vez mais prejudicada pela burocracia e falta de investimentos públicos. Para resolver esta situação, a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) apresentou um requerimento para que seja instituído um programa estadual e/ou federal que visa uma parceria público/privada. A intenção é que os laboratórios de análises clínicas realizem essa captação e cadastramento dos doadores.

 

A parlamentar explica que a ideia surgiu através de uma conversa com o empresário itajaiense Murilo Medeiros. Como a iniciativa não pode ser apresentada através de projeto via Câmara Municipal, Anna levou a proposta para a Assembleia Legislativa catarinense, Câmara e Senado. O requerimento aprovado na noite de ontem (16) foi direcionado aos presidentes das comissões de saúde das Casas Legislativas.

 

O requerimento prevê a elaboração de um projeto de lei a nível estadual e/ou federal, que promova a capacitação e inclusão dos laboratórios de análises clínicas na rede de coleta de amostras de sangue, para realizar o cadastramento de doadores de medula óssea. Para isso, tais instituições receberiam incentivos governamentais. “Acredito que a proposta acarretaria no aumento da doação, já que é muito mais simples coletar um pouco a mais de sangue durante a realização de um exame, do que sair em horário de trabalho, num dia específico, ou viajar a outra cidade, para realizar a doação”, explica a vereadora.

 

Atualmente em Itajaí o hospital Marieta Konder Bornhausen não realiza mais a coleta. A captação é realizada pelo Hemosc apenas às segundas-feiras, na sede da Univali, justamente no horário em que a maioria das pessoas está trabalhando – das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Na teoria são distribuídas 30 senhas de manhã e outras 30 durante a tarde, mas, por falta de investimento no Hemosc, em muitas segundas-feiras o serviço acaba sendo cancelado.

 

Mais informações:

 

Vereadora Anna Carolina – (47) 9965-2838

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê