Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Vereadora Anna Carolina quer evitar a suspensão da Rádio Costeira

Avisar sobre a situação do tempo e do mar, auxiliar a tripulação em casos de acidente ou doença, mobilizar a frota para eventuais resgates. Muitas vezes o trabalho realizado pela Rádio Costeira de Itajaí é o único meio de comunicação entre os profissionais embarcados e seus familiares ou armadores de pesca. Apesar da extrema importância, esse serviço prestado aos mais de 5.800 pescadores profissionais industriais da região corre o risco ser suspenso em Itajaí. O motivo é a falta de tratativas para manutenção do contrato, que termina em dezembro. Para evitar a possível interrupção deste serviço, a vereadora Anna Carolina (PSDB) solicitou oficialmente que o prefeito garanta a renovação da parceria com a Univali ainda durante o processo de transição do novo governo.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), Eros Aristeu Martins diz que o grande temor dos pescadores é justamente pela falta de uma garantia de que o serviço não vá ser prejudicado ou suspenso por conta da mudança do governo. “Até agora não temos nenhuma segurança, nenhum pré-acordo antes do fim do mandato, de que a rádio não será prejudicada”, explica. O medo de Eros é que a administração municipal só inicie as tratativas para manutenção do serviço depois do fim do contrato atual. Caso isso ocorra, a rádio deve ter o serviço suspenso por meses. “Sem a rádio costeira será uma roleta russa, porque o pescador estará no mar sem saber nem mesmo a respeito do tempo”, afirma.

 

Contrato acaba em dezembro

 

De acordo com o coordenador da rádio costeira e professor da Univali Jairo Romeu Ferraciole, se não houver nenhuma tratativa os seis funcionários que atuam na emissora assinarão o aviso prévio para demissão no dia primeiro de dezembro. Depois dessa data, mesmo que o contrato seja renovado com a instituição, a Univali teria que abrir processo seletivo para contratar novos trabalhadores – já que a política da empresa impede a recontratação de quem foi demitido. “E até montar uma nova equipe, leva tempo”, explica.

 

Na última semana o presidente do Sitrapesca enviou um ofício para o prefeito e também para a Câmara de Vereadores solicitando a renovação do contrato. Até agora, apenas a vereadora Anna Carolina solicitou oficialmente que a demanda fosse atendida. Para a parlamentar não há motivo plausível para que a administração municipal não garanta a permanência do serviço. “Não se trata de algo que possa ser postergado, o serviço da Rádio Costeira garante a segurança dos trabalhadores que estão em alto mar, a garantia da interrupção desse trabalho é urgente”, afirma Anna.

 

 

 

Mais informações:

 

Vereadora Anna Carolina (47) 9965-2838

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público