Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Vereadores apresentam projeto de lei que visa regulamentar a proteção do patrimônio cultural de Balneário Camboriú

Os vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (PSB) protocolaram, a pedido da comunidade e da sociedade organizada ligada à cultura, um projeto de lei que visa proteger  o patrimônio cultural de Balneário Camboriú.

No projeto, são regulamentados os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, dentre eles o inventário, o tombamento, o registro e a vigilância de bens culturais de natureza material e imaterial, que incluem as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

“A cidade possui uma série de bens passíveis de serem tombados e registrados. Entre os bens imateriais que devem ser preservados, há principalmente a pesca artesanal e as festas religiosas. Já entre os bem materiais, há inúmeras edificações com potencial de tombamento, como casas de veraneio, a Casa Linhares (que ainda não é tombada) e a colônia de pescadores. Ao criar uma política de preservação e pensar em práticas de educação patrimonial, preservamos a história da cidade e criamos possibilidades de turismo sustentável. Com políticas sérias como esta que está sendo proposta, a população vê o quanto pode ser interessante e rentável, em um espaço turístico como é Balneário Camboriú, preservar os bens culturais”. afirma Mariana Schlickmann, historiadora que contribuiu com o projeto.

É uma forma de promover a proteção do patrimônio cultural do Município de Balneário Camboriú, a partir de um controle compartilhado na fiscalização, em que poder público e a população atuam em regime de colaboração, propondo instrumentos e mecanismos para facilitar o resgate histórico, a valorização paisagística, ecológica e dos bens materiais e imateriais que compõem a identidade do município, fomentando inclusive o turismo: aliando os aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, ou seja, de forma sustentável.”, destaca Meirinho.

O vereador Lucas Gotardo afirma que a regulamentação será um importante mecanismo de incentivo ao desenvolvimento sustentável e à valorização da nossa história.

“Preservando e reconhecendo o valor do patrimônio cultural, Balneário Camboriú fortalecerá sua estrutura para mobilizar diversas áreas da economia, como o turismo, a economia criativa, entre outros. Sem contar que é valorizando a nossa identidade e nossas raízes que ampliaremos o panorama de possibilidades, para que a história da praia não se perca e faça parte do nosso futuro”, comenta Gotardo.

O projeto de lei foi baseado em alguns municípios como o de Curitiba no Paraná, está em aberto para contribuições da comunidade e será encaminhado para o Conselho Municipal de Política Cultural para análise.

Acesso ao projeto no link: http://bit.ly/2Ma8V2e

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana