Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Vereadores cobram da Casan solução para falta de água em Chapecó

Vereadores cobram da Casan solução para falta de água em Chapecó

Uma moção de autoria do vereador Adão Teodoro (PR) e subscrita pelos demais vereadores de Chapecó cobra da Casan soluções para a falta de água no município. O assunto foi a principal pauta de sessão desta quarta-feira (13) na Câmara e reascendeu o debate sobre a municipalização dos serviços na maior cidade do Oeste.

O texto da moção 37/2019 pede explicações da diretoria da Casan Oeste para a falta de água no maior bairro da cidade, a Efapi, especialmente nos loteamentos Zanrosso e Esperança, porém acabou ganhando proporções maiores. Os vereadores afirmam receber ligações diárias de moradores de diversas localidades relatando a falta de água.

“Faz mais de 15 anos que a situação nos loteamentos Zanrosso e Esperança está assim. Falta água todos os dias. A Casan deve explicações”, cobrou o autor da moção, Adão Teodoro, acompanhado em coro pelos demais legisladores. “A Casan precisa explicar e, mais que isso, precisa resolver o problema”, afirmou Aderbal Pedroso (PSD). “O problema de falta de água não é pontual, é real”, acrescentou Cleiton Fossá (PMDB).

Os petistas Cléber Ceccon e Marcilei Vignatti questionaram a falta de efetividade da Casan na resolução do problema e criticaram o trabalho prestado pela Companhia. “Não é só na Efapi que esse problema é diário. Recebo ligações do Bormann, do Paraíso, do Esplanada… A Casan precisa investir em Chapecó, conforme arrecada no município. Há anos discute a captação de água do Rio Chapecozinho como solução, mas o projeto não sai do papel. Precisamos fazer um reservatório, acabar com a pipa furada da Casan”, cobrou Ceccon.

“Por muitas vezes já ocupamos espaço aqui para falar da Casan. Acho que a Companhia tem que pedir para sair do município, não está dando conta. É uma vergonha o que está acontecendo no Zanrosso. A Casan não tem justificativa”, emendou Marcilei.

O vereador Diego Aves (PP) também criticou os serviços prestados pela Casan e anunciou na Tribuna que enviará moção de apelo ao prefeito para rever o contrato entre município e a Companhia. “É coro nesta Casa o descaso da Casan com a população chapecoense. A Casan não tem estrutura, nem planejamento para atuar na cidade. É preciso rever o contrato e exigir soluções”, defendeu.

O líder do governo na Câmara, vereador João Rosa (PSB), apoiou as críticas e disse concordar com a revisão do contrato. “Quando se assina o contrato, não se tira o direito de revê-lo. Hoje a pauta da municipalização da água em Chapecó une situação e oposição”.

PROJETOS E REQUERIMENTOS

Além da moção, os vereadores aprovaram a redação final dos projetos 27/2019 e 35/2019. O primeiro denomina o Complexo Verdão “Prefeito Milton Sander” e o segundo nomeia Hélio Natal Dornsbach uma das ruas do Loteamento Vederti II, Bairro Autódromo.

Dois novos requerimentos também foram aprovados por unanimidade: o 49/2019, de autoria do vereador Jatir Balbinot (PDT), solicita cópia do convênio/contrato entre município e Celesc, relativo à manutenção da rede pública de distribuição e demais ativos imobilizados que fazem parte do sistema de iluminação pública. O outro, 56/2019, assinado pelo vereador Cleber Ceccon (PT) solicita do Executivo a data de publicação do edital do concurso público para professores de Educação Física no município.

VISITA

A sessão desta quarta-feira contou com a visita do pároco da Catedral Santo Antônio de Chapecó, Padre Ademir Rubin, e da professora do programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Unochapecó, Maria Elisabeth Kleba da Silva. Ambos lançaram a Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Padre Ademir Rubin destacou o lema da campanha – “Serás libertado pelo direito e pela justiça” – e afirmou que a Igreja Católica busca incentivar a participação popular dos fiéis em todo o País nas políticas públicas como forma de garantir a ordem social. “O direito é a ordem social estabelecida e a justiça, segundo a Bíblia, é a preocupação com o mais pobre. Ainda não temos uma cultura participativa e democrática do povo. As pessoas estão voltadas às suas necessidades e não ao bem comum. A campanha vem para reforçar a importância da união e da participação da população nas políticas públicas”, destacou.

Já a professora Maria Elisabeth explanou sobre políticas públicas e sobre a atuação social do poder público, sugerindo a participação dos vereadores nos conselhos gestores do município. “Precisamos acreditar novamente na força do poder da política. Há muito descrédito em relação a qualquer estado de poder, devido a injustiças, privilégios, clientelismo. Necessitamos de uma política que seja pelo bem comum”.

ACIC NA CÂMARA

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) incentiva empresários e toda a comunidade a acompanharem as sessões da Câmara de Vereadores. Além da participação da sociedade, a intenção é que um grupo formado por voluntários apresente à população resumos sobre as discussões e deliberações. Todos estão convidados a participar. Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira